Banner
Segunda, 22 de Maio de 2017 - 21:14
Jornalista Resp.: Cezar Miranda - Diretor: Karlos Bernado - Telefone: (67) 9677-0757
UNIVERSIDAD CENTRAL DEL PARAGUAY

Notícias


Aveia preta é aliada na produção de leite do sul do Brasil

Data da publicação: 17/05/2017 à00 09:10


A aveia preta entra no sistema de produção como uma das principais culturas de inverno, contribuindo para ampliar a oferta de alimento volumoso para os rebanhos de leite

Divulgação (TP)
 
 
Foto: MF RuralFoto: MF Rural

A alimentação do rebanho é um dos fatores determinantes para a produção de leite. De acordo com o engenheiro agrônomo da Embrapa Trigo e professor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UPF (Universidade de Passo Fundo), Renato Serena Fontaneli, a qualidade da alimentação, ou seja a quantidade associada ao valor nutritivo, está diretamente relacionada ao desempenho das vacas leiteiras. Vilmar Wruch Leitzke, engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, também acredita na relação direta entre a alimentação animal e a produção de leite. Ele observa que existe uma valorização dos animais que apresentam maior capacidade de consumo de matéria seca. "Por suprirem as necessidades fisiológicas das vacas, orientamos os produtores a oferecer aos animais, como primeira opção, alimentos volumosos", informa Leitzke. Além disso, ele lembra que o pasto tem um custo inferior, quando comparado aos alimentos conservados e concentrados.

Para Fontaneli, as aveias são imprescindíveis para sistemas de integração lavoura-pecuária nas condições do sul do Brasil. "Embora seja utilizada principalmente para formação de pastagens de inverno e cobertura de solo para o sistema plantio direto, destaco também a sua utilização como silagem pré-secada, pela produtividade aliada aos teores elevados de proteína bruta", salienta o professor.

A aveia preta entra no sistema de produção como uma das principais culturas de inverno, contribuindo para ampliar a oferta de alimento volumoso para os rebanhos de leite. Fontaneli destaca o bom potencial hibernal de forragem da aveia preta, além da boa rusticidade, tolerância ao pisoteio e qualidades nutricionais, como alto teor de proteína e digestibilidade, como características que contribuem para a alta produção de leite durante o inverno. Além disso, o pesquisador da Embrapa explica que as aveias pretas podem ser consorciadas com outras forrageiras com finalidades diversas, como incrementar a produtividade, prolongar período de pastejo e melhorar a composição do alimento.

Entretanto, as aveias pretas não são todas iguais, e os produtores devem buscar cultivares que apresentem características que contribuam com o sistema produtivo. De acordo com Vilmar Wruch Leitzke, é importante observar se o material apresenta bom teor de proteína, capacidade de rebrote, maior relação folha/colmo, alta produção de matéria seca, resistência ao pisoteio e às doenças.

Pensando em atender às demandas das bacias leiteiras do sul do Brasil, a Agroalpha oferece seis cultivares de aveia preta adaptadas às condições climáticas e ambientais da região. De acordo com o diretor da empresa, engenheiro agrônomo Rui Colvara Rosinha, a Agroalpha procura colocar no mercado materiais que atendam as exigências das bacias leiteiras e que contribuam com o incremento da produtividade.


Busca
Último evento
Entrevistas