Banner
Quinta, 17 de Agosto de 2017 - 13:17
Jornalista Resp.: Cezar Miranda - Diretor: Karlos Bernado - Telefone: (67) 9677-0757
UNIVERSIDAD CENTRAL DEL PARAGUAY

Notícias


Secretário Barbosinha ministra palestra sobre segurança publica na 53ª EXPOAGRO

Data da publicação: 17/05/2017 à00 09:12


Segundo o Secretário os Estados tem arcado com os custos de presos da União.

Divulgação (TP)
 
Foto: Divulgação (PM)Foto: Divulgação (PM)

Na noite de segunda-feira (15), o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Estado de Mato Grosso do Sul, deputado estadual licenciado José Carlos Barbosa, ministrou no auditório do Sindicato Rural de Dourados, uma palestra sobre as perspectivas atuais da Segurança Pública no Mato Grosso do Sul e no Brasil.

A solenidade teve início as 20h e, durante uma hora e vinte minutos foram apresentados e debatidos com policiais militares, civis, bombeiros militares, agentes penitenciários e um público de quase 200 pessoas que se fizeram presentes, as particularidades do Estado de Mato Grosso do Sul no tocante aos crimes tipicamente fronteiriços, transfronteiriços e a massa carcerária gerada pela eficiência das forças estaduais na sua atuação em nosso Estado.

Participaram do evento, além de representantes do Sindicato Rural de Dourados, o delegado regional de Dourados, Lupercio Denegone, o ex-diretor da AGEPEN e Magistrado Aposentado, Dr. Airton Stropa, o Diretor do Departamento de Operações de Fronteira , Coronel PM Kleber Haddad Lane, o Comandante do 3º Batalhão de Policia Militar de Dourados , Tenente Coronel Carlos Silva e o Comandante do 2º Grupamento de Bombeiros Militares de Dourados e o Tenente Coronel BM Flavio Pereira Guimarães.

 
Foto: Divulgação (PM)Foto: Divulgação (PM)

Nas suas explanações o Secretário apresentou alguns dados impressionantes sobre a produtividade e a efetividade dos órgãos de segurança pública do Estado no combate ao crime.

Segundo Barbosinha, a média de presos no Brasil é de 300 por 100 mil habitantes, enquanto a do MS gira em torno de 600 por 100mil habitantes, sendo que atualmente são cerca dos 700 mil presos custodiados em todo o Brasil, apenas 700 estão em presídios federais, tendo os Estados arcado com os custos de presos da União. Partindo dessa premissa, o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul, entrou com uma Ação Civil Pública visando o ressarcimento dos custos efetivamente gastos com presos federais em presídios do estado do MS.

Outro número impressionante apresentado pelo secretário foi o volume de quase 300 toneladas de drogas apreendidas no ano de 2016 pelos órgãos de segurança pública estaduais; Barbosinha falou ainda sobre a abertura de concursos públicos para PM e PC nos próximos meses; sobre a entrega das viaturas adquiridas pelo Programa MS Mais Seguro e, que Dourados terá um tratamento diferenciado por ser uma região diferenciada dentro do planejamento de segurança pública da SEJUSP.

O Secretariou finalizou sua palestra, agradecendo aos profissionais de segurança do MS e respondendo aos questionamentos da Plateia.

Depois do encerramento do evento, o Secretario visitou o Quiosque estilizado do 3º Batalhão de Policia Militar de Dourados, que é parceiro fundamental na realização da feira, onde foi recebido pela família policial militar que se fazia presente no Quiosque.


Busca
Último evento
Entrevistas