Banner
Domingo, 25 de Junho de 2017 - 20:12
Jornalista Resp.: Cezar Miranda - Diretor: Karlos Bernado - Telefone: (67) 9677-0757
UNIVERSIDAD CENTRAL DEL PARAGUAY

Notícias


Aos 68 anos, professor aposentado larga tudo para cursar Medicina no Paraguai

Data da publicação: 07/06/2017 à00 11:17


Aos 68 anos, professor aposentado larga tudo para cursar Medicina no Paraguai

Sinônimo de exemplo e dedicação, Senhor Joelson se destaca entre alunos

 

Por: Adma Bonifacio e Dhiego Conrado

 

Após 30 anos lecionando como professor de biologia, Joelson Peres Souza de 68 anos decidiu ceder a posição de educador e ocupar uma carteira por 6 anos como estudante de Medicina. Um sonho protelado a mais de 40 anos e que hoje tornou-se inspiração a todos que chegam na Universidad Central Del Paraguay.

“O agora é a gente que faz”, afirmou em meio a risadas e pura alegria o jovem Senhor. Pai de cinco filhos, casado a 34 anos com a senhora Maria da Penha, aposentou-se oficialmente no dia 09 de janeiro de 2017 e no dia seguinte (10) já estava a caminho do Paraguai. Assim iniciou uma nova jornada em sua vida, um novo desafio em busca de uma nova história. “Cursar medicina sempre foi uma utopia para mim, pois sou de família humilde e a faculdade era uma realidade econômica muito distante, ” diz Joelson.

Morou também durante muitos anos em Minas Gerais e Grande Vitória no estado do Espírito Santo, onde tornou-se militar, “Servi ao exército brasileiro por longa data e tudo que faço me dedico ao extremo para poder carregar e espalhar minhas boas experiências e doces lembranças”. Assim que Joelson findou sua carreira como cabo, logo começou a lecionar e se apaixonou pelas salas de aula e o prazer em transmitir seus conhecimentos. “O melhor presente que levo da sala de aula, é sem sombra de dúvidas, o amor de minha esposa, tive a sorte de conhecê-la, e garantir 34 anos de casamento, cinco lindos filhos e quatro netinhos,” conta.

 

No último dia de trabalho como professor do ensino médio, Senhor Joelson, parou, analisou todos seus anos de pesquisa sobre universidades de medicina, conversou com seus pensamentos, fez uma retrospectiva de todos os seus sonhos e desejos, deu a última olhada para a classe de cima para baixo e disse, “Agora é a minha vez de ser aluno! ”  Joelson preparou seu veículo com objetos pessoais e uma grande carga de saudade de seus familiares misturada com esperança e um ideal: Ser Médico.

Com foco e determinação, dirigiu longos 2.030 km, parando apenas para alimentar-se e descansar, chegando finalmente a terra prometida, Pedro Juan Caballero, PY. “Quando olhei essa cidade, me senti abraçado, como se tudo estivesse preparado para me receber em festa. E quando cheguei em frente a Universidad Cantral Del Paraguay, e fui acolhido pelo Diretor Karlos Bernardo e percebi que ele falava Português, meu coração se encheu de alegria, senti que realmente esse era o lugar certo para eu realizar o grande sonho da minha vida, cursar medicina.”

 

O biólogo está finalizando o 1° semestre e garante que a experiência que está vivenciando não tem preço, "Meus amigos de classe, os funcionários da Central e os professores tornaram-se minha família, tenho absoluta certeza que estou sendo preparado pelos melhores profissionais em medicina do Paraguai, com uma palavra consigo resumir tudo que acabei de contar: Gratidão,'' finalizou Joelson.

Informações sobre Medicina no Paraguai, entrar em contato pelo e-mail medicinakarlos@gmail.com ou +5567 99677-0757).

  • Aos 68 anos, professor aposentado larga tudo para cursar Medicina no Paraguai
  • Aos 68 anos, professor aposentado larga tudo para cursar Medicina no Paraguai

Festa Junina UCP
Busca
Vídeos
Último evento
Entrevistas