Banner
Terça, 21 de Agosto de 2018 - 07:51
Jornalista Resp.: Cezar Miranda - Diretor: Karlos Bernado - Telefone: (67) 9677-0757
ucpooo

Notícias


Prefeitura e 4º BPM assinam cooperação do Proerd

Data da publicação: 12/02/2018 à00 09:26


O prefeito Hélio Peluffo e o comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar, Tenente-Coronel Carlos Magno assinaram na manhã de sexta-feira, dia 09, termo de cooperação mutua visando desenvolver o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD).

O ato aconteceu no gabinete do prefeito no Paço Municipal. O Proerd é um programa primário de prevenção ao uso indevido de drogas, aplicado por Policiais Militares, que ministram aulas para crianças do 5° ano do Ensino Fundamental, visando, enquanto atividade preventiva, ensiná-las a resistir ao aliciamento de usuários e traficantes.

Tem como modelo um programa criado pela Polícia de Los Angeles (E.U.A), com estudos feitos por pedagogos, psicólogos e policias, denominado D.A.R.E (Drug Abuse Resistance Education) onde o objetivo é propiciar o envolvimento da escola, da família e da polícia na questão da iniciação ao uso indevido de drogas e da violência pelas crianças, tendo sido adaptado para a nossa realidade e hoje administrado pelo Conselho de Comandantes Gerais das Polícias Militares do Brasil (CNCG) através da Câmara Técnica do

PROERD.

O prefeito Hélio Peluffo destacou a importância do desenvolvimento do programa como forma de prevenção às drogas, atuando diretamente no combate ao acesso dos jovens. Os conhecimentos sobre drogas e as formas de evitá-las, são transmitidos aos alunos através de 10 lições com a utilização de um Livro do Estudante, sendo aplicada uma aula por semana com a utilização de recursos didáticos como vídeos, dramatizações, jograis, canções, brincadeiras e outros, ao final do quê, são realizadas formaturas com a participação da família e da comunidade, com a entrega de um diploma, habilitando aquele aluno a ser um vetor de difusão dos conhecimentos adquiridos.

O Programa é ministrado exclusivamente por Policiais Militares que são rigorosamente selecionados e possuem curso de formação de instrutor, estando preparados para trabalhar com crianças de 9 a 12 anos.

O PROERD foi implantado em nosso Estado em Junho de 1997, com 05 (cinco) Instrutores que foram formados pela PM/SP, sendo que posteriormente, outros cursos foram realizados, onde também recebemos apoio da PM/DF e da Câmara Técnica da PM/SC, sendo, então, implantado o Programa em diversos municípios do Estado.

Participaram do ato de assinatura do termo de cooperação além do prefeito Hélio Peluffo, o comandante do 4º BPM, Tenente-Coronel Carlos Magno, a secretária de Educação, Leny Klais, a secretária-adjunta de Educação professora Mirta Landolfi, o secretário de Governo, Eduardo Campos, secretário de Finanças, Fabrício Cervieri, Tenente Luzia e cabo Cristian.

 

Fonte:Assessoria.


Busca
Vídeos
Último evento
Entrevistas