Banner
Quinta, 24 de Maio de 2018 - 15:08
Jornalista Resp.: Cezar Miranda - Diretor: Karlos Bernado - Telefone: (67) 9677-0757
UNIVERSIDAD CENTRAL DEL PARAGUAY

Notícias


Prefeitura lança programa ´Jovem Aprendiz no Campo´ no distrito de Itamarati

Data da publicação: 16/05/2018 à00 08:16


Prefeito Hélio Peluffo destaca avanços no distrito de Itamarati

Um programa voltada aos jovens tendo como principal objetivo fomentar a prática da lida no campo e levar conhecimentos básicos, sempre voltado para o meio rural foi o programa apresentado e lançado oficialmente na manhã desta terça-feira, 15, no distrito de Nova Itamarati.

Com a presença de pais e jovens inseridos no programa, a partir desta quarta-feira dia 16 iniciam-se as oficinas com aulas em módulos de apresentação e repassados aos estudantes das escolas Nova Itamarati e ´José Edson´, das redes municipal e estadual de ensino, respectivamente. A Escola de Música ´D. Iracema´ fez uma bonita apresentação na abertura do evento.

O prefeito Hélio Peluffo destacou a importância do programa e anunciou várias benfeitorias, reforçando que desde o início da administração a política de atendimento aos moradores do Nova Itamarati foi alterada. Até então, a população tinha que obrigatoriamente se deslocar até a cidade, e agora a prefeitura levou vários serviços para a localidade, melhorando a estrutura para atendimento na subprefeitura.

"Invertemos aquela situação anterior, onde o morador precisava ir até a cidade. Assumimos compromisso de trazer a cidade para o distrito de Nova Itamarati, e gradativamente estamos fazendo isso", destacou o prefeito Hélio.

Ele lembrou que vários programas até então inexistentes na localidade começaram a funcionar desde o ano passado, como o CRAS que atende mais de mil famílias, o Centro de Atendimento à Mulher com palestras e outros serviços. O prefeito Hélio Peluffo falou ainda que com a implantação dos cursos de medicina em Ponta Porã, os alunos do distrito terão vagas para bolsas de estudo a serem custeadas pela prefeitura. "O estudante do Itamarati no curso de medicina, após se formar terá forte tendência a fixar moradia e a estabelecer sua clínica aqui no distrito", enfatizou Peluffo.

"Em breve saberemos qual universidade ganhará o direito de implantar o curso de medicina em Ponta Porã e assim que iniciarmos as conversas, um dos compromissos que vamos incluir é para que os alunos daqui do distrito tenham vaga assegurada", destacou o prefeito.

Ele citou das parcerias já firmadas com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O prefeito Hélio também anunciou que com o credenciamento de laboratórios para realização de exames médicos, o distrito de Nova Itamarati terá uma unidade para esse tipo de serviço.

A secretária de Assistência Social, Vera Lúcia de Oliveira enfatizou o importante apoio garantido pelo prefeito Hélio Peluffo e pela primeira-dama, Vânia Peluffo para que os serviços sejam levados e implantados na localidade. Vera Lúcia lembrou que o corte de verbas por parte do Governo Federal e Estadual não afetam o município de Ponta Porã, onde a prefeitura aporta recursos na ordem de mais de meio milhão de reais para garantir o pleno funcionamento de todos os programas sociais.Escola de Música fez participação no ato de lançamento do programa

"Enquanto em muitas cidades o corte de recursos afeta diretamente a população beneficiada, aqui em Ponta Porã o prefeito Hélio não deixa isso acontecer, pois garante apoio total para nossos serviços", destaca Vera Lúcia Oliveira. Ela citou ainda das parcerias firmadas, como no programa ´Jovem Aprendiz´, onde somente no ano passado mais de 40 jovens foram inseridos no mercado de trabalho através dessa linha de inserção social.

O programa ´Jovem Aprendiz no campo´ tem as mesmas características da realizada na cidade, mas voltada para o meio rural. O prefeito Hélio lembrou que é uma oportunidade para o jovem, além de ter acesso a inclusão profissional futura, conhecer detalhes da lida no campo.

Participaram da apresentação e lançamento oficial do programa ´Jovem Aprendiz no Campo´, inédito no Mato Grosso do Sul, além do prefeito Hélio Peluffo e da primeira-dama Vânia Peluffo, secretária Vera Lúcia Oliveira, subprefeito do Itamarati, Daniel ´Puka´ Valdez, vereador Rony Lino, secretário de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente, Dário Honório Martins Almirão e lideranças do distrito.

Fonte:Assessoria

Busca
Vídeos
Último evento
Entrevistas