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Abandone o sedentarismo com atividades dinâmicas

Data da publicação: 10/07/2018 à00 09:50


Em busca de uma vida mais saudável, o treinamento funcional surge como uma modalidade interessante para quem busca a prática de exercícios físicos. Por trabalhar diversos músculos e capacidades corporais durante o mesmo treino, o treinamento funcional é uma ótima opção para quem gosta de otimizar o tempo realizando exercícios mais dinâmicos. O treinamento funcional é organizado em circuitos, com uma série de exercícios. O treinador estipula um tempo para realizar cada exercício e quando termina-se este tempo, o aluno parte para outro exercício.

A educadora física Micheli Adriana fala um pouco mais sobre essa prática.

Muitas são as habilidades trabalhadas neste tipo de treino, como força, potência e respiração. Veja alguns dos principais benefícios que a prática do treinamento funcional pode trazer:

Melhora a postura: Micheli diz que é preciso que o abdômen esteja contraído, quadril, ombros e pescoço alinhados para que o movimento seja bem executado. O que cria uma consciência corporal e consequentemente o aluno se adequa a uma postura melhor.

Trabalho cardiorrespiratório: o treinamento funcional exige velocidade constante na prática do exercício. Isso gera um aumento da frequência cardíaca e melhora a resistência do sistema cardiorrespiratório.

Auxilia no equilíbrio: "A maioria dos exercícios do treinamento funcional trabalham o equilíbrio e a coordenação motora, trabalhamos muito com o peso do próprio corpo", diz Micheli. Como este treino exige uma desenvoltura do corpo todo, o aluno deve manter-se equilibrado para sua execução.

Tonifica os músculos: o trabalho de força e resistência que os exercícios em circuito proporcionam, potencializam o ganho de massa magra, o que auxilia na definição muscular.

Emagrece: de acordo com Micheli, o treinamento funcional proporciona uma grande queima calórica devido ao tempo de realização dos exercícios e a intensidade deles. O que gera o aumento da frequência cardíaca que faz com que a pessoa chegue até sua zona de queima de gordura.

Aumenta a flexibilidade: "os movimentos dos exercícios deste treino são executados com amplitude total, uma vez que trabalhamos com o corpo todo, e isso faz com que o músculo se alongue." Micheli diz também que sempre separa os minutos finais de sua aula para que os alunos façam um bom alongamento de todo o corpo.

Além dos benefícios físicos, muitas outras áreas da saúde podem melhorar. Micheli comenta que seus alunos já relataram muitas vezes que depois que começaram este treinamento, passaram a dormir melhor, a sentir menos dores de cabeça, a ter uma autoestima mais elevada e um desejo maior por uma alimentação mais saudável.

Um dos pontos de vantagem do treinamento funcional, segundo Micheli, é o acompanhamento profissional. Durante todo o circuito, um professor acompanha os alunos não somente para controlar o tempo do exercício, mas também para auxiliá-los na execução e, se necessário, corrigir a postura ou o movimento.

Fonte:Assessoria

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