Banner
Segunda, 12 de Novembro de 2018 - 15:09
Jornalista Resp.: Cezar Miranda - Diretor: Karlos Bernado - Telefone: (67) 9677-0757
ucpooo

Notícias


Delegações chegam à Maringá para a disputa dos JUBs Fase Final

Data da publicação: 05/11/2018 à00 07:46


Foto: Catarina Magalhães/ CBDU

O primeiro dia da 66ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros foi marcado pela chegada das delegações das 27 federações que participarão da edição 2018. No CCO, localizado no Pavilhão Azul do Parque Internacional de Exposições Francisco Feio Ribeiro, o foco principal do dia foi a retirada das credenciais e a ocupação do Boulevard dos Atletas, espaço de interação e diversão que conta com atividades como sinuca, futemesa, vôlei sentado e vídeo game como forma de promover a aproximação dos cerca de 4 mil atletas que disputarão os JUBs 2018.

Vinte hotéis foram disponibilizados para acomodação e descanso dos atletas, que ficam espalhados por toda cidade, com estrutura, capacidade, economia e localização como critérios para a escolha dos locais.

Os participantes vêm de todo país, como Josyane Peixoto Almeida, 23 anos, atleta de vôlei de praia (que fará dupla com Tayla Santos) que representa Roraima pelo Estácio Atual, da capital Boa Vista. "Foi um pouco cansativo, pois a gente vem do Norte, teve que atravessar o Brasil, mas com um bom tempo para descansar e entrar forte na competição", conta a esportista sobre a viagem para encarar o desafio dos JUBs. A roraimense pela terceira vez disputará uma competição em Maringá, mas continua se surpreendendo com a estrutura. O clima da cidade, segundo ela, é muito propício para o vôlei de praia, o que torna a cidade um local diferenciado. "Um nível bacana. Já conhecia a cidade. Eu acho muito bom o clima, principalmente para o meu esporte, pois não é muito quente, é bem ameno".

Além das regiões, os JUBs, também, se destacam pela pluralidade nas faixas etárias, indo da jovem roraimense até o atleta paralímpico Pedro Neves, de 40 anos, que se emociona com a chance de estar disputando essa edição. "É minha primeira participação nos Jogos. Estou empolgado. Desde 2005, estou no esporte de alto rendimento, mas nunca imaginei estar em uma competição desse nível".

Pedro disputará as provas de atletismo paradesportivo nas categorias T38 e F38 representando o Rio de Janeiro pelo Centro Universitário Celso Lisboa, da capital fluminense. A primeira impressão da 66ª edição, citada por ele, é a da diversidade e estrutura encontrada no CCO e Boulevard dos Atletas. "É a segunda vez que venho à Maringá. Na primeira oportunidade, gostei muito. Estou gostando muito do espaço oferecido aos atletas, com muita diversidade esportiva e cultural. Está muito contagiante".

O CCO é a base da organização do evento, onde terão todas as informações sobre cronograma e logística do evento, além de ser um dos locais de competição. Os JUBs 2018 contam com um novo formato, com uma semana de atividades, que oferecerá uma programação esportiva simultânea em diferentes praças esportivas, o que requer organização, algo elogiado por Francisco Menezes, chefe de delegação do Rio Grande do Sul. "A estrutura fornecida por Maringá é muito boa, com fácil locomoção, como por exemplo, a maioria das provas sendo na Vila Olímpica e isso facilita o nosso acompanhamento".

Os JUBs são uma realização da CBDU, em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura Municipal de Maringá e da Federação Paranaense de Desportos Universitários (FPDU). Patrocínio CBDU: Correios. Apoio CBDU: Gympass e SuperBolla. Parceria Institucional: Ministério do Esporte, Comitê Olímpico Brasileiro e Comitê Paralímpico Brasileiro.

Gustavo Borges participa da abertura dos JUBs 2018 em Maringá

O nadador e medalhista olímpico Gustavo Borges vai participar da abertura dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), em Maringá. A cerimônia será realizada hoje, segunda-feira, 5, às 19h, no ginásio Chico Neto, com os portões abertos ao público. Gustavo Borges é o padrinho desta 66ª edição da competição.

Além da presença do medalhista olímpico, o evento também terá o tradicional desfile das delegações e, ainda, um show com o grupo Sempre Tem, conhecido como a "banda oficial das atléticas".

Para acompanhar a abertura dos JUBs 2018, os interessados devem trocar 01 quilo de alimento não perecível (exceto sal) ou 01 litro de leite pelo ingresso. O posto de troca funciona na praça de alimentação da ala roxa do Shopping Avenida Center, das 10h às 22h. Os donativos serão destinados ao Provopar de Maringá.

Fonte: Assessoria


Busca
Vídeos
Último evento
Entrevistas