Banner
Segunda, 14 de Outubro de 2019 - 00:51
Jornalista Resp.: Cezar Miranda - Diretor: Karlos Bernado - Telefone: (67) 9677-0757

Notícias


Espetáculo de dança celebra brincadeiras da infância

Data da publicação: 19/09/2019 à00 10:51


Envolver as crianças nas descobertas da dança contemporânea pode parecer um pouco difícil, mas para os intérpretes e criadores do espetáculo “R.U.I.A – Realidade Ultrassônica de Invasão Aleatória”, da Cia Dançurbana, o resultado vale a pena. “A ideia era criar um espetáculo que recuperasse as brincadeiras da infância e o quanto é importante brincar”, explica Marcos Mattos, coreógrafo da Dançurbana. 

A apresentação foi construída durante o projeto “Era Uma Vez – Dança para Criança”, que resultou em dois espetáculos para crianças com faixas etárias diferentes. “Os intérpretes precisaram passar por diversas oficinas, como de palhaçaria, canto e percussão. Além disso, estudamos o filósofo Rudolf Steiner e a antroposofia, com a subdivisão da infância e da vida adulta em diferentes setênios, por isso acabamos criando dois espetáculos para faixas etárias diferente”, explica Mattos. 

Desta vez, o espetáculo será apresentado dentro da programação da 4ª edição do “Dancidades – Dança e Cidadania”, um evento que une oficinas e apresentações relacionadas ao universo da dança durante este mês e que terá uma segunda etapa no mês de outubro. 

“O R.U.I.A é direcionado para crianças com idade acima de 7 anos, enquanto nosso outro espetáculo é para o público da primeira infância. Nós já finalizamos o nosso projeto e estamos bem felizes de apresentar o R.U.I.A no Dancidades”, ressalta Mattos. 

PROGRAMAÇÃO

A programação do Dancidades começa nesta sexta, às 20 horas, com a apresentação da artista Jussara Miller, de São Paulo, na Sala de Música do Sesc Cultura. 

Jussara está à frente do espetáculo “Difícil não dançar”, considerado uma improvisação de dança em diálogo com as provocações musicais de Christian Laszlo. A bailarina Jussara Miller pesquisa a técnica Klauss Vianna de dança e educação somática.

A trilha sonora emerge da improvisação de Christian Laszlo, que parte de um ecletismo musical com variadas vertentes de gêneros, texturas e vibrações musicais para provocar a potência dançante da bailarina.

Já o “R.U.I.A – Realidade Ultrassônica de Invasão Aleatória” será no sábado (21), às 16h30min, no Atrio Sesc Cultura.
“A Jussara Miller vem para Campo Grande para falar sobre a metodologia de ensino da dança, então, a proposta desses espetáculos é oferecer uma oportunidade dos arte-educadores, artistas, professores que atuam em escolas de assistir a um espetáculo feito para o público infantil”, acredita Mattos.

Dessa forma, o grupo espera um público diverso durante as apresentações. “É direcionado para as crianças, mas com o mote para a discussão”, ressalta. 

O “Dancidades – Dança e Cidadania” acontece de 20 a 22 de setembro, no Sesc Cultura, na Avenida Afonso Pena, 2.270. O projeto tem o investimento do Fundo Municipal de Investimentos Culturais e é realizado pela produtora Arado Cultural. A entrada é gratuita. 

Informações pelas fanpages www.facebook.com/dancidades/, pelo telefone (67) 99287-6433 ou pelo e-mail contato.aradocultural@gmail.com.

 

Fonte:Assessoira


Busca
Vídeos
Último evento
Entrevistas