Banner
Sexta, 22 de Novembro de 2019 - 22:16
Jornalista Resp.: Cezar Miranda - Diretor: Karlos Bernado - Telefone: (67) 9677-0757

Notícias


Solução para enchentes, número de barragens na Capital é insuficiente

Data da publicação: 07/11/2019 à00 09:15


A ocorrência de enchentes na época chuvosa é uma preocupação para os campo-grandenses. Alagamentos em pontos como a Avenida Ernesto Geisel com a Rua Rashid Neder e Via Park são recorrentes após chuvas intensas e rápidas, responsáveis por sobrecarregar o sistema de escoamento da cidade, que não possui capacidade para volumes altos de água.  

O Plano Diretor de Drenagem Urbana (PDDU), elaborado em 2008 para tratar a questão de enchentes em Campo Grande, traz como solução para o problema a construção de 12 barragens na Bacia do Prosa. Com a função de conter a velocidade do fluxo da água, as barragens de contenção possibilitam o escoamento correto e evita a sobrecarga de córregos e rios, além dos consequentes alagamentos.

Por falta de recursos, apenas seis barragens foram construídas ao longo dos mais de dez anos desde a elaboração do PDDU. De acordo com o Plano, além das obras já feitas, seriam necessárias duas novas barragens no córrego Sóter e ampliação das existentes, além de outras nos córregos Imbirussú (duas) e Segredo (uma), e ainda bacias de contenção e ampliação da vazão de pontes em córregos. 

Dentre as seis barragens já existentes, algumas foram feitas através de acordos com a iniciativa privada por compensação ambiental. É o caso da barragem do Córrego Prosa, localizada na Praça das Águas, concluída em 2017 após estabelecimento de parceria entre a Prefeitura e o Shopping Campo Grande. Apesar do pouco tempo de execução, a obra, em conjunto com a Praça das Águas, foi posta em licitação para reforma no fundo do canal e em de trechos do gabião, mureta que contém a água, danificada durante chuva intensa. Segundo divulgado no Diário Oficial de hoje (6), nenhuma empresa se interessou em assumir as obras no local.

Sujeitas a erosão, danos e acúmulo de entulhos após temporais, as barragens e represas já existentes exigem manutenção para garantir a vazão adequada. Segundo Mehdi Talayeh, superintendente da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisep), apesar de não representar a solução completa para a drenagem hídrica da cidade, a desobstrução e adequação melhora o escoamento da rede de drenagem. “Nos últimos 30 dias, realizamos manutenção e limpeza de galerias, canais e barragens da cidade. Estamos nos preparando para o período de chuva, mas a ação é preventiva, não definitiva”, afirma o superintendente. Segundo Talayeh, a barragem e reservatório localizados na esquina das avenidas Hiroshima e Mato Grosso, na região do Parque dos Poderes, passou recentemente por

Ainda de acordo com o superintendente da Sisep, apesar das dificuldades na obtenção do recurso financeiro, o projeto para a construção de mais duas barragens e represas está em tramitação. Sem previsão exata para a execução, as obras devem acontecer ao longo de 2020, solucionando o problema de alagamento no Córrego Segredo, curso d’água que corre ao longo da avenida Ernesto Geisel.    

LICITAÇÃO

A licitação para contratar a empresa responsável pela reforma completa do Canal do Prosa e da Praça das Águas, na Chácara Cachoeira, não apresentou interessados em disputar o contrato. A informação de licitação declarada deserta foi divulgada em Diário Oficial de Campo Grande desta quarta-feira (6). 

Com concorrência de menor preço, a Prefeitura ofereceu até R$1,3 milhão para a execução da obra. A reforma incluía o plantio de mais de mil árvores na praça como parte do Projeto de Recuperação de Área Degradada do local. No canal, o previsto é a reforma das margens e do fundo do Canal do Prosa, córrego que permeia toda a extensão das avenidas Ricardo Brandão e Fernando Correia da Costa, importante corredor de ligação da região sul à leste.

Nova concorrência deve ser lançada em edital para que o contrato com a empresa responsável pela obra seja estabelecido. 

 

Fonte:>Assessoria


Busca
Vídeos
Último evento
Entrevistas