Banner
Quinta, 14 de Novembro de 2019 - 02:43
Jornalista Resp.: Cezar Miranda - Diretor: Karlos Bernado - Telefone: (67) 9677-0757

Notícias


Tocofobia: o medo irracional da gravidez e do parto

Data da publicação: 07/11/2019 à00 13:40


R7

A gravidez e o parto são eventos muito importantes na vida de uma mulher. Embora muitas mulheres o vivam como um momento de alegria e celebração, para muitas outras esta é uma fonte de ansiedade – pode até ser uma mistura de sentimentos. Esconde um verdadeiro "medo irracional", não apenas de dar à luz, mas também do fato de engravidar. Isso é conhecido como tocofobia.

Esse medo patológico condiciona muitas mulheres que evitam engravidar por causa do terror causado pela ideia de enfrentar uma gravidez e, acima de tudo, o parto. Não tem nada a ver com não querer ser mãe.

A maioria das mulheres que sofrem dessa fobia querem ser mães, embora desejem uma cesariana desde o início para evitar o parto vaginal.

Os sintomas da tocofobia

Na verdade, a tocofobia é um distúrbio de ansiedade e condiciona negativamente o paciente. Sintomas como distúrbios do sono, ataques de pânico, comportamentos de evitação, ansiedade e depressão são os mais comuns nessa fobia.

O medo do parto (tocofobia) pode ter efeitos negativos além do próprio parto. Assim, ao solicitar uma cesariana eletiva, também aumenta a probabilidade de o parto se tornar uma experiência traumática, bem como o surgimento de problemas no vínculo entre mãe e filho.

 

Fonte:Assessoria


Busca
Vídeos
Último evento
Entrevistas