Bombeiro de folga salva empresário de ataque de abelhas no Pantanal

Bombeiro de folga salva empresário de ataque de abelhas no Pantanal
Bombeiro de folga salva empresário de ataque de abelhas no Pantanal

Os bombeiros desempenham um papel fundamental na sociedade, estando sempre prontos para agir e salvar vidas. Um exemplo disso ocorreu recentemente no Pantanal, quando um empresário e sua família foram atacados por um enxame de abelhas africanas durante um passeio de lancha.

Carlos Bernardo, um empresário do ramo de ensino superior e produtor rural, estava navegando em um dos rios da região quando a embarcação teve uma pane mecânica e acabou encostando em uma das margens. Infelizmente, nesse local havia um enxame de abelhas africanas, que rapidamente atacou o grupo. Alguns conseguiram fugir correndo para a margem, enquanto outros se jogaram na água e nadaram pelos igarapés para escapar das ferroadas.

Carlos, por sua vez, ficou preso entre a lancha e a margem do rio, onde o enxame estava mais concentrado. Mesmo pulando na água, ele foi ferroado por várias abelhas, mas conseguiu minimizar os ataques ao permanecer submerso na maior parte do tempo, emergindo apenas para respirar.

Os moradores da região tentaram resgatar o empresário, chegando até a utilizar roupas de apicultor para se protegerem. No entanto, a proteção não foi suficiente para evitar as ferroadas e eles tiveram que recuar. Foi então que o 1º sargento Dionaldo Morinigo, do Corpo de Bombeiros e atual coordenador de Defesa Civil do município de Juti, entrou em ação.

Mesmo com apenas uma roupa de proteção, Dionaldo e um homem chamado Wellington, a bordo de um jet ski, conseguiram chegar até a lancha e resgatar Carlos Bernardo. O empresário já havia sido ferroado em várias partes do corpo e estava exausto após o longo tempo de espera na água.

Carlos destacou a importância do conhecimento e preparo de Dionaldo para lidar com a situação. O bombeiro utilizou seu conhecimento e instinto para acalmar a situação e orientar as pessoas sobre como enfrentar o enxame enfurecido. Sua chegada na lancha foi crucial, pois Carlos já estava muito cansado e a situação poderia ter sido ainda pior. O empresário ressaltou que Dionaldo foi treinado para salvar vidas e agiu de acordo com seu treinamento, mostrando-se preparado para momentos de tensão e pânico.

Dionaldo, que está no Corpo de Bombeiros há mais de 25 anos, relatou que assim que soube do ataque, procurou meios para resgatar as pessoas. Enquanto os demais foram chegando à sede da fazenda, Carlos continuava na água e, inicialmente, houve a informação de que ele havia desaparecido. No entanto, ele foi logo localizado e então começou a corrida para salvá-lo. O resgate foi desafiador devido à agressividade das abelhas e à dificuldade de acesso ao local por terra. No entanto, com a ajuda de todos, Carlos e as demais pessoas que estavam na embarcação foram salvos e tudo terminou bem.

Além de Carlos Bernardo, outras pessoas que estavam na lancha e moradores que tentaram ajudar no resgate também foram ferroados pelas abelhas. No entanto, todos se recuperaram sem maiores consequências.

Esse incidente no Pantanal ressalta a importância dos bombeiros e sua capacidade de agir em situação de emergência. O treinamento e o conhecimento adquiridos ao longo dos anos permitem que esses profissionais enfrentem desafios e salvem vidas, mesmo em circunstâncias adversas. A atuação de Dionaldo Morinigo e sua equipe foi fundamental para evitar uma tragédia e demonstra o valor dos bombeiros na sociedade.