Comer com a mão? Expert em emagrecimento dá dicas inusitadas para perder peso

Comer com a mão? Expert em emagrecimento dá dicas inusitadas para perder peso

Manter o peso sob controle ou se livrar de alguns quilos excedentes está no topo da lista de desejos de muitas pessoas. Mais do que dietas radicais e treinos intensos, a tarefa envolve mudanças no estilo de vida que possam ser sustentadas a longo prazo.

Em entrevista ao jornal Daily Mail, a nutricionista Hannah Richards sugeriu alguns dos principais hábitos que recomenda aos seus clientes. Ela é fundadora do The Gut Clinic, uma clínica localizada em Londres, no Reino Unido, que usa métodos integrativos voltados à saúde e bem estar.

Uma das dicas de Hannah, por exemplo, é comer os alimentos com as mãos. Segundo ela, isso leva as pessoas a gastar mais tempo nas refeições, o que colabora para um melhor funcionamento do sistema digestivo.

 

“Pegar atalhos com restrição alimentar ou depender de dietas radicais simplesmente não funciona a longo prazo. Além disso, ao tomar atalhos, em algum momento, você vai ficar sem opções”, destacou Hannah, em entrevista ao jornal inglês. Veja algumas dicas da expert:

1. Faça exercícios apenas quando se sentir 100%

As pessoas já sabem que se exercitar é importante, mas não adianta treinar contra a própria vontade.

Segundo ela, as pessoas que praticam atividades físicas desmotivadas estarão com menos energia ao terminarem, e isso pode empurrá-las para válvulas de escape nada saudáveis, como um biscoito na intenção de tentarem se alegrar.

“Aconselho você a não se comprometer demais e garantir que isso se ajuste aos seus níveis de energia. Comece com uma caminhada diária ou uma aula como ioga uma vez por semana”, recomenda Hannah.

2. Dispense talheres e coma com as mãos

Comer com as mãos, estando elas bem lavadas, diminui a velocidade na qual as pessoas alimentas. Garfo e faca são mais rápidos e levam mais comida à boca, o que pode resultar em comer além do necessário.

 

“Ao comer com as mãos, você está comendo mais devagar, o que melhora a digestão à medida que também se mastiga mais. Comer é sensorial e, ao usar as mãos, você eleva a experiência sensorial”, afirma Hannah.

3. Visualize e cheire os alimentos

Para a especialista, a expressão comer com os olhos faz todo o sentido. Ao visualizar e cheirar os alimentos, o cérebro recebe o sinal para liberar mais saliva, que é onde as enzimas digestivas estão. Elas auxiliam na formação do bolo alimentar.

É um erro, a nutricionista acrescenta, não admirar aquilo que se come. Não prestar atenção na aparência e no sabor dos alimentos, atrapalha a preparação do organismo para a digestão.

4. Mastigue o máximo que puder

É comum, porém pouco saudável, apenas engolir a comida sem mastigar. Não processar a comida cria um ciclo vicioso no cérebro. Ele pensa que precisa de mais comida se a pessoa não mastiga adequadamente.

Mastigar a comida bem evita problemas intestinais como inchaço, gases e constipação. Logo, o ideal é mastigar até o estado líquido. Vai facilitar a digestão, pois os alimentos serão decompostos com muito mais facilidade.

“Você terá mais fonte de energia para o corpo. A mastigação desencadeará a produção de ácidos estomacais, que são a base fundamental para quebrar os alimentos que se come. Se você quiser perder peso, siga esse passo vital toda vez que comer”, sugere a especialista.

5. Evite redes sociais à mesa

Você é dos que procura algo para assistir enquanto come? Se for o caso, saiba que é um péssimo hábito para quem está em busca do emagrecimento. Comer distraído é perder a conexão com o alimento.

As maiores fontes de distração, em geral, são os celulares, para navegar nas redes sociais, e a televisão, para assistir o noticiário ou uma série.

“Para reconhecer seus sinais de fome e saciedade, a melhor abordagem é sentar-se à mesa – mesmo que seja por apenas 20 ou 30 minutos – e saborear seu prato de comida”, recomenda Hannah.

6. Durma virado para a esquerda

Até a posição de deitar para dormir importa como estratégia para perder peso. O lado esquerdo é posição natural do estômago e, segundo a especialista, deitar com o corpo virado para o mesmo lado facilita a digestão e reduz possíveis inchaços estomacais.

“Com o tempo, seu estômago não vai crescer porque seu sistema digestivo estará com eficiência no funcionamento – de modo que aquela sensação desconfortável de estufamento desaparecerá porque a comida não ficará retida em seu estômago a noite toda”, explica Hannah.

 

Fonte: https://www.metropoles.com/saude/comer-com-a-mao-expert-em-emagrecimento-da-dicas-inusitadas-para-perder-peso