Confira sintomas que devem despertar a atenção para pedras na vesícula

Confira sintomas que devem despertar a atenção para pedras na vesícula

Pedras na vesícula são conhecidas pela dor que podem causar, especialmente quando levam a uma pancreatite aguda. Embora em algumas pessoas elas se desenvolvam sem sintomas, para muitas elas causam uma pontada intensa do lado direito do abdômen que deve ser um sinal de alerta.

 

É preciso ter cuidado com os sintomas de pedras na vesícula. Se não tratadas, elas podem prejudicar o funcionamento do fígado e do pâncreas e levar a inflamações graves, que podem ser até mortais.

 

“Por apresentar esses riscos, diante da presença dos cálculos biliares – que são mais comuns nas mulheres, em quem tem mais de 40 anos, está acima do peso ou tem histórico familiar do caso –, retiramos a vesícula toda cirurgicamente, mesmo quando não há sintomas”, explica o cirurgião do aparelho digestivo Gustavo Patury Accioly, de São Paulo.

Como se formam as pedras?

Tudo começa na vesícula. Esse órgão é responsável por armazenar bile, um líquido produzido pelo fígado que ajuda na digestão das gorduras. A substância é composta em parte pelo colesterol, que, quando se acumula, forma os cálculos biliares – conhecidos popularmente como pedras na vesícula.

 

Além da dor, as pedras podem provocar sintomas como febre, náuseas e vômito, especialmente quando ocorre uma complicação médica, a colecistite aguda. Essa doença acontece porque pedra obstrui o ducto por onde sai a bile, levando a inflamações na região e nas paredes internas do abdômen.

Conheça os tratamentos possíveis da pedra na vesícula no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.