Contarato pede que Senado discuta disparada na tortura de presos

Contarato pede que Senado discuta disparada na tortura de presos

O senador Fabiano Contarato, do PT do Espírito Santo, pediu nesta terça-feira (26/7) que o Senado faça uma série de audiências públicas com autoridades e especialistas sobre a disparada de tortura de presos durante o governo Bolsonaro. Contarato também cobrou providências do Conselho Nacional dos Direitos Humanos, que reúne os três Poderes e sociedade civil.

Como mostrou a coluna no domingo (24/7), relatos de tortura de presos a juízes em audiências de custódia explodiram na gestão de Jair Bolsonaro e devem bater o recorde neste ano. Pelo menos 44,2 mil denúncias desse tipo, feitas nas primeiras 24 horas da prisão, foram colhidas até agora pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na gestão Bolsonaro. Nos três anos anteriores, de 2016 a 2018, o total foi de 20,9 mil.

Contarato solicitou que o Senado convide representantes da Defensoria Pública da União (DPU), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Departamento Penitenciário Nacional (Depen) e Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Fonte:https://www.metropoles.com/colunas/guilherme-amado/contarato-pede-que-senado-discuta-disparada-na-tortura-de-presos