Daniel retorna ao 'reino encantado' da música caipira em álbum gravado com o pai, José Camillo

Daniel retorna ao 'reino encantado' da música caipira em álbum gravado com o pai, José Camillo

♪ Sucesso de Tonico & Tinoco desde que foi gravada pela pioneira dupla sertaneja pela primeira vez, em single de 78 rotações editado em 1953, a canção Pé de ipê (Tonico e Osvaldo Rielli) reverberou nos ouvidos de Daniel, na infância do cantor paulista, mas na voz do pai do artista, José Camillo.

É por isso que Pé de ipê integra a afetiva seleção de repertório do álbum Meu reino encantado – De pai pra filho, idealizado por Daniel para ser lançado neste mês de agosto em que o Dia dos pais será festejado no próximo domingo, 14 de agosto.

Como o título do disco informa, trata-se de sequência da trilogia de álbuns Meu reino encantado, lançados por Daniel em 2000, 2003 e 2005 com repertório voltado para os sucessos da música caipira imune à modernização e eletrificação do gênero.

Gravado sob direção musical de Rodrigo Costa, também responsável pelos arranjos, mixagem e masterização do atual disco, o álbum Meu reino encantado – De pai pra filho reúne 21 músicas nas vozes de Daniel e José Camillo. Uma delas, Sou seu fã, é inédita, tendo sido composta por Elias Muniz a pedido de Daniel para declarar amor ao pai.

Três modas do repertório – Campeão do pealo (Sebastião Victor e Walter Amaral, 1962), Herói sem medalha (Sulino 1977) e Um pouco de minha vida (Dino Franco, 1971) – foram gravadas pelos artistas somente com o toque da viola caipira de Marcelo Viola.

As outras 18 faixas do disco foram formatadas em estúdio com os músicos Emílio Martins (bateria e percussão), Fernando Baron (violão), Gismar Faustino (violão e guitarra requinto), Iono bass (baixolão) e Nego Júlio (acordeom), além de Marcelo Viola.

O repertório do álbum Meu reino encantado – De pai pra filho inclui O menino da porteira (Teddy Vieira e Luís Raimundo, 1955), Boiadeiro errante (Teddy Vieira, 1959), Viola cabocla (Piraci e Tonico, 1967), Lá onde eu moro (Luiz de Castro e Tião Carreiro, 1970), Amargurado (Dino Franco e Tião Carreiro, 1972) e Velha porteira (Hélio Alves e Ziltinho, 1977).

Outras músicas do disco são Caminheiro (Jack), Meu endereço (Carlinhos Rios, Cezar e Miguel Costa), Meu reino encantado (Valdemar Alves dos Reis e Vicente Pereira Machado), O ipê o prisioneiro (José Fortuna e Paraíso), Pé de cedro (Goiá e Zacarias Mourão), Preto velho (Jesus Belmiro, Lourival dos Santos e Tião Carreiro), Querência linda (Edward de Marchi), Recordação (Goiá e Nenete), Saudade (Zé Matão e Tião Carreiro) e Sonho de caboclo (Ademar Braga e Tião do Carro).

Daniel com o pai, José Camillo, homenageado pelo filho na música inédita 'Sou seu fã', composta por Elias Muniz — Foto: Divulgação

Daniel com o pai, José Camillo, homenageado pelo filho na música inédita 'Sou seu fã', composta por Elias Muniz — Foto: Divulgação

 

Fonte: https://g1.globo.com/pop-arte/musica/blog/mauro-ferreira/post/2022/08/08/daniel-retorna-ao-reino-encantado-da-musica-caipira-em-album-gravado-com-o-pai-jose-camillo.ghtml