Furacão Ian sobe para categoria 3 e afeta o oeste de Cuba

Furacão Ian sobe para categoria 3 e afeta o oeste de Cuba

O furacão Ian, elevado para a categoria 3, tocou o solo na madrugada desta terça-feira (27) na localidade de La Coloma, oeste de Cuba, informou o Instituto de Meteorologia Cubano.

"O furacão Ian já está em território cubano", afirmou um meteorologista do instituto durante uma transmissão especial da televisão estatal, antes de explicar que "a parede externa está sobre a costa da província de Pinar del Río, em La Coloma", um vilarejo de pescadores de 7.000 habitantes

As autoridades locais informaram que "devido à passagem do furacão Ian por nosso território, todos os circuitos de Pinar del Río estão sem energia elétrica", afirmou o Cubadebate, portal oficial de notícias.

 

Quase 38 mil pessoas foram retiradas de suas casas em Pinar del Río até a madrugada de terça-feira.

Alguns minutos antes de o furacão tocar o solo em Cuba, o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos elevou Ian para a categoria 3: a tempestade registra ventos de 185 quilômetros por hora, com rajadas até 200 quilômetros por hora.

Em San Juan y Martínez, município vizinho a Pinar del Río e importante produtor de folha de tabaco para charutos, os produtores adotaram precauções extremas.

Na segunda-feira (26), a Defesa Civil declarou a fase de alerta nas províncias de Pinar del Río, Artemisa e no município especial de Isla de la Juventud, no oeste, onde foram registradas inundações e ondas de 5 a 7 metros.

O governo também declarou alerta para as províncias de Havana, Mayabeque, Matanzas, no oeste, e em Cienfuegos, centro do país.

Durante a segunda-feira, os moradores de Havana formaram longas filas para conseguir alimentos. Pescadores interromperam os trabalhos e protegeram os barcos.

Estado americano da Flórida deve ser atingido pelo furacão Ian

Estado americano da Flórida deve ser atingido pelo furacão Ian

HANDOUT / NOAA/GOES / AFP

No estado da Flórida, sul dos Estados Unidos, os moradores também se preparam para a chegada do Ian, após um alerta do NHC.

O governador da Flórida, Ron DeSantis, declarou estado de emergência em 67 condados e as autoridades se preparam para a passagem do furacão, que deve provocar cortes de energia elétrica. 

Ian "trará fortes chuvas, ventos fortes, inundações repentinas, tempestades... ao longo da costa do Golfo da Flórida", afirmou DeSantis na segunda-feira em entrevista coletiva em Tallahassee.

LEIA TAMBÉM

Quase 5.000 membros da Guarda Nacional se uniram aos 2.000 soldados do Tennessee, Geórgia e Carolina do Norte para ajudar a lidar com os efeitos do ciclone, informou o governador.

Em cidades como Miami, Fort Lauderdale e Tampa, as autoridades começaram a distribuir sacos de areia entre os moradores para reforçar a proteção contra as inundações.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, declarou estado de emergência na Flórida, o que permite liberar fundos de ajuda federais.

Fonte https://noticias.r7.com/internacional/furacao-ian-sobe-para-categoria-3-e-afeta-o-oeste-de-cuba-27092022