Inchaço: veja 5 receitas de chás que ajudam a resolver o problema

Inchaço: veja 5 receitas de chás que ajudam a resolver o problema

O fim de ano chegou e, com ele, as confraternizações, somadas aos eventos para ver os jogos da Copa do Mundo, aumentando aquelas escapadinhas na dieta. Seja pelo excesso de álcool, seja pelos exageros alimentares, muita gente costuma ficar inchada após cometer excessos.

 

Mas não é motivo para desespero. Algumas receitas simples de chá colaboram no combate à retenção de líquido, promovendo um aumento da diurese. Em conversa com a Coluna Claudia Meireles, a nutricionista Thaiz Brito, do Metrópoles, explicou que os benefícios da bebida vão além de desinchar.

 

No entanto, é importante usá-los com prudência. “O consumo exagerado pode ser perigoso, gerando efeitos colaterais. O chá-verde, por exemplo, quando em excesso, pode ser prejudicial ao estômago e até abusar da função do fígado. Por isso, tome de forma moderada e sempre associando ao consumo de água”, alerta a profissional.

Matheus Veloso/Especial Metrópoles16/03/2022. Dia de treino com Thaiz Brito. Fotos: Matheus Veloso/Especial Metrópoles. Fotos: Matheus Veloso/Especial Metrópoles

Nutricionista Thaiz Brito

Se o seu objetivo é diminuir as medidas, a expert listou cinco chás que vão ajudar a desinchar. Aos detalhes!

 

1. Chá de cavalinha

Diurético natural, tem o efeito comparado a alguns medicamentos com a mesma finalidade. Basta adicionar uma colher de chá de cavalinha a 250ml de água fervente.

2. Chá de hibisco

Além de ser um bom diurético, o hibisco contém antocianinas e flavonoides, antioxidantes aliados à saúde, inclusive da pele.

Utilize duas colheres de sopa cheias para 1 litro de água fervente. Beba ao longo do dia.

 

 

Chá de hibisco

O hibisco contém  antocianinas e flavonoides

3. Chá de funcho

Um tipo de planta utilizada para tratar a pressão alta pelo seu potente efeito diurético, ajuda a eliminar as toxinas do organismo. Para preparar, utilize 1 colher de chá de sementes de funcho para uma xícara de água fervente.

4. Chá-verde

O chá queridinho da cultura japonesa é rico em cafeína e tem ação diurética. Além de colaborar contra a retenção, o chá tem bastante antioxidantes, e é um bom aliado ao controle do colesterol.

Unsplash/Reprodução

 

Foto colorida de chá verde

Chá verde é rico em antioxidantes

Se quiser fazer em casa, adicione uma colher de sopa de chá-verde para uma xícara de água fervente.

5. Chá de casca de abacaxi com canela

Por si só, a casca de abacaxi irá te ajudar contra a retenção. Se adicionar canela, os benefícios no metabolismo só aumentam.

Westend61/Getty ImagesUma mulher branca de cabelos ondulados está sentada no sofá embrulhada com uma coberta e tomando chá - Metrópoles

O chá é um grande aliado da saúde

Basta descascar uma unidade de abacaxi e colocá-las em uma panela fervente por 10 minutos. Após isso, bata em um liquidificador e coe. Depois, é só servir.

Para mais informações, consulte um nutricionista.

FONTE: https://www.metropoles.com/colunas/claudia-meireles/inchaco-veja-5-receitas-de-chas-que-ajudam-a-resolver-o-problema