Jovem que teve testa tatuada e foi preso por tentativa de furto diz morar na rua; vítimas relatam que ele estava com fome

Jovem que teve testa tatuada e foi preso por tentativa de furto diz morar na rua; vítimas relatam que ele estava com fome

O jovem Ruan Rocha Silva, que ficou conhecido após ter a frase "eu sou ladrão e vacilão" tatuada na testa em 2017 e foi preso no domingo (27) por tentar furtar um apartamento em Cotia (SP), afirmou à polícia que estava morando na rua e invadiu o imóvel sob efeito de crack para procurar dinheiro ou algo de valor para que ele comprasse mais drogas.

O crime foi registrado por volta das 6h no Jardim Stella Maris. Ruan foi preso em flagrante após pular a janela do banheiro do imóvel e ser encontrado pelos moradores. Guardas municipais foram acionados e o levaram para a UPA Atalaia para atendimento médico.

 

Em seguida, o jovem foi conduzido à delegacia da cidade, onde foi constatado que havia um mandado de prisão contra ele em aberto, no foro de São Bernardo do Campo e expedido em 11 de novembro com validade até 29 de dezembro. Com isso, após a audiência de custódia, a prisão em flagrante foi convertida em preventiva.

Durante o interrogatório, Ruan afirmou que estava andando pelas ruas e, ao passar em frente a um condomínio, decidiu entrar no local pulando uma cerca. Já dentro do condomínio, ele viu que um dos apartamentos estava com a janela entreaberta e decidiu entrar.

Ele ainda disse que estava arrependido e só invadiu o imóvel por estar sob efeito de drogas, declarando ser usuário de crack.

 

Vítimas flagraram jovem

 

Segundo o g1 apurou, o morador do apartamento disse à polícia que estava dormindo, quando ele e a esposa ouviram latidos da cachorra de estimação e foram ver o que era. Encontraram o jovem na sala e o detiveram.

O morador ainda afirmou que, ao indagar o jovem sobre o motivo de invadir o local, ele respondeu que "estava procurando algo para comer" e "que estava com fome".

O casal manteve Ruan detido até a chegada dos guardas municipais.

Tatuagem

Adolescente suspeito de furto é torturado com tatuagem na testa, no ABC Paulista

Em julho de 2017, Ruan, que tinha 17 anos, teve a testa tatuada com a frase “eu sou ladrão e vacilão”. Os responsáveis pelo crime, o tatuador Maycon Wesley Carvalho dos Reis e Ronildo Moreira de Araújo, foram condenados pela Justiça pelos crimes de lesão corporal gravíssima e constrangimento ilegal.

Na época, a tatuagem foi filmada com o celular de Maycon, compartilhada no Whatsapp e o vídeo viralizou rapidamente. O adolescente estava desaparecido desde 31 de maio e os familiares o reconheceram quando também receberam o vídeo do adolescente sendo tatuado na testa.

 

Rapaz tatuado na testa está internado em clínica — Foto: Glauco Araújo/G1

Rapaz tatuado na testa está internado em clínica — Foto: Glauco Araújo/G1

Na delegacia, Maycon e Ronildo disseram que o adolescente teria tentado furtar uma bicicleta na região e ficaram revoltados com isso e "resolveram tatuar o mesmo como forma de punição".

O rapaz de 17 anos, na época, negou que tinha roubado uma bicicleta de uma pessoa com deficiência. "Eu estava bêbado, esbarrei na bicicleta e ela caiu", afirmou.

Após a repercussão do caso, os responsáveis pelo coletivo Afroguerrilha criaram uma vaquinha pela internet para ajudar Ruan a custear um procedimento para a retirada da tatuagem.

"Eu não tenho vergonha de mim, eu não vou ter vergonha de mim”, diz jovem tatuado na testa

 

 

"Eu não tenho vergonha de mim, eu não vou ter vergonha de mim”, diz jovem tatuado na testa

 

 

Furtos

 

O rapaz chegou a ser internado por 16 meses em uma clínica de Mairiporã para tratar problemas de dependência química. Em 2017, ele conversou com o g1 e disse que estava "aprendendo a viver".

“A gente tem de viver um dia de cada vez. Já sei o que posso fazer da minha vida: estudar, trabalhar e viver a vida como cidadão. Hoje sei o limite das coisas. Droga derrotou muito a minha vida e a da minha família. Não quero mais, não tenho mais vontade de usar, só quero ficar limpo e andar para frente”, disse ele, na época.

Contudo, em março de 2018, o jovem foi preso em flagrante por furtar desodorantes de um supermercado em Mairiporã. Na ocasião, a fiança de R$ 1 mil foi paga, e ele respondeu ao crime em liberdade.

No final de 2018, o rapaz deixou a clínica onde fez tratamento contra vício de crack e álcool após receber alta.

“Ele estava internado de forma voluntária, já tem mais de 18 anos e pode tomar as próprias decisões, ele não estava mais aderindo ao tratamento”, disse na época a psicóloga Marcela Abrahao da Silveira, responsável pelo tratamento do jovem.

Em fevereiro de 2019, Ruan foi detido suspeito de furtar um celular e um agasalho de funcionárias de uma unidade de saúde em Ferrazópolis, em São Bernardo do Campo.

 

No mesmo ano, a juíza Sandra Regina Nostre Marques, da 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campocondenou o jovem a 4 anos e 8 meses de prisão em regime semiaberto por furto de um celular e um agasalho de funcionárias de uma unidade de saúde em Ferrazópolis.

Na decisão, a juíza afirmou que o réu era perigoso para conviver em sociedade. E, por isso, ele não poderia recorrer em liberdade.

O tatuador Maycon Reis e o vizinho Ronildo Moreira foram presos por torturar adolescente em São Bernardo do Campo — Foto: Divulgação/Polícia civil

O tatuador Maycon Reis e o vizinho Ronildo Moreira foram presos por torturar adolescente em São Bernardo do Campo — Foto: Divulgação/Polícia civil

Fonte https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/11/29/jovem-que-teve-testa-tatuada-e-foi-preso-por-tentativa-de-furto-diz-morar-na-rua-vitimas-relatam-que-ele-estava-co