Metrópoles cria núcleo de combate à desinformação nas eleições do DF

Serão verificadas falas e postagens com capacidade de viralização nas redes sociais e que abordem temas sobre o pleito distrital deste ano

Metrópoles cria núcleo de combate à desinformação nas eleições do DF

Metrópoles inicia nesta terça-feira (16/8) um projeto de verificação de fatos voltado para as eleições de 2022 no Distrito Federal. O V ou F vai checar postagens e declarações proferidas por candidatos da capital federal, com potencial de viralização nas redes sociais. A iniciativa se estenderá até a data do segundo turno, marcado para 30 de outubro.

A ação faz parte do Programa Núcleos de Checagem Eleitoral, liderado pela Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), com apoio da Google News Initiative. Para realização da checagem, as redes sociais serão monitoradas, assim como as falas dos candidatos em debates.

 

Além do portal, mais de 60 jornalistas de 30 veículos de notícias brasileiros participam do projeto, que estimula a criação de núcleos de verificação e checagem na corrida eleitoral dos estados. A meta é que os núcleos produzam cerca de 900 checagens – sob responsabilidade dos respectivos veículos jornalísticos autores do conteúdo – sobre as eleições durante o período eleitoral.

Artigos marcados por meio do Claim Review permitem que informações e fatos checados sejam identificados por buscadores, aplicativos e agregadores. É o caso do Google Notícias (acessível pelo navegador e aplicativo), que conta com uma seção dedicada especialmente à checagem de fatos.

“O Metrópoles já é parceiro do Projeto Comprova para checagem de informações referentes a políticas públicas nacionais, eleições para presidente e Covid-19. Agora, nesta aliança colaborativa, nosso foco será ampliado para combater desinformação nas eleições do Distrito Federal, unidade da Federação onde está situada a nossa sede. Trata-se de um projeto inovador, de grande alcance, para oferecer ao eleitor a verdadeira informação sobre os fatos”, destaca Lilian Tahan, diretora-executiva do Metrópoles.

Para verificar os conteúdos, a equipe vai consultar especialistas, fontes oficiais sobre o assunto, documentos e dados públicos. Os jornalistas passaram por treinamento. Foram abordados temas como metodologia de verificação e checagem, monitoramento de redes sociais, técnicas e ferramentas de verificação e checagem, análise de casos verificados pelo Comprova, uso de Claim Review, produção de conteúdos em plataformas sociais, além de um workshop sobre Web Stories, que permite criar notícias de forma visualmente atraente. Além disso, os colaboradores contarão com suporte continuado.

Democracia

“Com a capacitação e experiência da Abraji, conseguiremos garantir uma cobertura das eleições com verificação e checagem de fatos, realizadas por profissionais do jornalismo em todos os estados brasileiros, neste momento tão importante para a democracia”, diz Marco Túlio Pires, um dos coordenadores da Google News Initiative no Brasil. “Apoiar o ecossistema de jornalismo e de checagem é contribuir para um ambiente com mais informação de qualidade à disposição de quem mais precisa: os eleitores brasileiros.”

Fonte:https://www.metropoles.com/distrito-federal/metropoles-cria-nucleo-de-combate-a-desinformacao-nas-eleicoes-do-df