Na musculação, é melhor fazer os exercícios devagar ou rapidamente?

Na musculação, é melhor fazer os exercícios devagar ou rapidamente?

Saber se é mais eficiente realizar as repetições dos exercícios de resistência com pesos (a famosa musculação) de maneira lenta ou rapidamente é uma dúvida de muitos. Explico, então, qual das duas técnicas é mais vantajosa.

Executar o movimento de maneira mais rápida permite que você faça mais repetições, enquanto fazer mais lento ajuda a trabalhar o músculo por mais tempo. Acelerar a execução aumenta o gasto calórico, enquanto diminuir a velocidade pode preservar mais as articulações.

 

PexelsMusculação

Musculação auxilia no emagrecimento

Exemplo: qual será a diferença entre fazer 60 segundos de exercício rápido ou 60 segundos lento?

Este ano, pesquisadores colocaram jovens treinados para fazer agachamento por um minuto, rápido e lentamente. Foi constatado que, apesar de serem dois esforços máximos ao mesmo tempo, os movimentos rápidos geraram maiores elevações no lactato sanguíneo e percepção de esforço. As maiores diferenças foram no trabalho realizado e no pico da frequência cardíaca.

O que fazer ao praticar musculação?

Ou seja, não existe melhor ou pior. São duas maneiras diferentes de executar e obter os mesmos resultados. A escolha por fazer rápido ou lentamente vai depender de alguns aspectos.

Você poderia optar por fazer rapidamente se precisasse repetir o movimento mais vezes ou mobilizar cargas maiores, o que pode ser importante para esportistas. Para pessoas com lesões e dores ou risco cardiovascular, executar de maneira lenta seria mais adequado.

A lição que fica é: não é uma questão de melhor ou pior, e sim de avaliar individualmente e fazer a indicação mais adequada.

 

Fonte: https://www.metropoles.com/colunas/na-medida/na-musculacao-e-melhor-fazer-os-exercicios-devagar-ou-rapidamente