Notas de libra esterlina serão modificadas após a morte da rainha Elizabeth II

Notas de libra esterlina serão modificadas após a morte da rainha Elizabeth II

A morte dos monarcas britânicos é tradicionalmente acompanhada de muitas mudanças na iconografia do país e em outras partes da Commonwealth. Nesta quinta-feira (8) morreu a rainha Elizabeth II, que ocupou o trono do Reino Unido por 70 anos.

Durante o longo reinado de Elizabeth II, muitos dos símbolos britânicos passaram a levar seu rosto, brasão e iniciais. Uma das principais é a moeda corrente, a libra esterlina.

Com a morte da rainha, as novas notas passarão a levar a imagem do herdeiro, o rei Charles III. A fotografia será escolhida e aprovada pelo Palácio de Buckingham, ainda sem prazo definido.

Segundo o jornal "The Guardian", há cerca de 4,5 bilhões de cédulas em circulação com o rosto da rainha, no valor combinado de 80 bilhões de libras. Isso significa que levará cerca de dois anos para que toda a substituição seja concluída.

"Quando a rainha subiu ao trono em 1952, o monarca não aparecia nas notas. Isso mudou em 1960, quando o rosto de Elizabeth II começou a aparecer em notas de 1 libra em uma imagem criada pelo designer de notas Robert Austin", diz o jornal.

 

No caso de moedas, é comum na Europa ter monarcas diferentes em circulação por bastante tempo, pois não é feito um recall para retirá-las do mercado.

Além do dinheiro do Reino Unido, a rainha Elizabeth II aparece em algumas notas de US$ 20 no Canadá, em moedas na Nova Zelândia e em todas as moedas e notas emitidas pelo banco central do Caribe Oriental, além de outras partes da Commonwealth.

Fonte https://g1.globo.com/economia/noticia/2022/09/09/notas-de-libra-esterlina-serao-modificadas-apos-a-morte-da-rainha-elizabeth-ii.ghtml