Prometeu que vai começar a correr em 2023? Veja 6 cuidados importantes

Prometeu que vai começar a correr em 2023? Veja 6 cuidados importantes

O projeto verão já começou e com a época vem o desejo de incluir atividade física na rotina. O hábito de correr é fácil de ser cultivado pela facilidade que o envolve. Porém, existem alguns cuidados antes de se aventurar pelas pistas. Nesse sentido, a educadora física Thais Nascimento, do GetNinjas, explica seis cuidados importantes antes de começar a correr.

 

Os seis cuidados antes de correr

1 – Procure um médico

Não adianta ir pelo “embalo” de alguém, ou seja, não se baseie no achismo e procure orientação médica que possa atestar que você está apto para atividade física.

 

“Antes de pensar em praticar qualquer exercício, é essencial procurar por um médico e realizar exames periódicos. É muito importante que o seu corpo esteja preparado para a prática de atividades físicas”, pontua Thais.

2 – Busque fortalecer a musculatura

“No ambiente das academias de ginástica, há uma diversidade de equipamentos que proporcionam fortalecimento. Porém, há alguns exercícios feitos em casa de forma adaptada que também ajudam a alcançar este objetivo”, complementa a profissional.

 

3 – Pratique exercícios educativos antes de correr

A musculatura em boa condição dá suporte para o início dos exercícios e vai ajudar a manter uma postura correta durante a atividade.

“Somente após o fortalecimento da musculatura é que é recomendado iniciar os exercícios educativos. Eles são chamados de educativos porque são responsáveis pela melhora de cada movimento da modalidade e também ajudam na postura para a execução da atividade”, diz.