Puxada por alimentos, tendência de deflação continua, mostra FGV

Puxada por alimentos, tendência de deflação continua, mostra FGV

Índice de Preços ao Consumidor – Semanal (IPC-S) reforça a tendência de deflação e marcou queda de 1,28% na segunda quadrissemana de agosto, após queda de 1,13% na semana anterior. Nos últimos 12 meses, o indicador acumula alta de 5,86%, o que indica inflação no período.

Os dados foram divulgados na manhã desta terça-feira (16/8) pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre-FGV). O indicador calcula a variação de preços de produtos e serviços em sete capitais do país.

O grupo Alimentação, que variou 0,85%, contribuiu para a queda do índice no período, segundo a pesquisa. Antes, a taxa estava em 1,40%.

“Nesta classe de despesa, cabe mencionar o comportamento do item laticínios, cujo preço variou 8,36%, ante 11,73% na edição anterior do IPC-S”, frisa a FGV.

Veja outras quedas:

  • Educação, Leitura e Recreação: -4,99%
  • Comunicação: -0,46%
  • Transportes: -4,99%

Nesses grupos, os itens que mais contribuíram para o decréscimo foram passagens aéreas, tarifa de telefone móvel e licenciamento de veículos.

Por outro lado, os grupos que seguraram uma queda maior do IPC-S são: Saúde e Cuidados Pessoais (0,53% para 0,70%), Despesas Diversas (0,28% para 0,34%), Habitação (-0,44% para -0,41%) e Vestuário (0,47% para 0,49%).

Artigos de higiene e cuidado pessoal, alimentos para animais domésticos, aluguel residencial e roupas masculinas se destacaram nesses grupos.

O indicador foi calculado com base nos preços coletados entre 16 de julho e 15 de agosto comparados aos de 16 de junho a 15 de julho.

 

Fonte: https://www.metropoles.com/brasil/economia-br/puxada-por-alimentos-tendencia-de-deflacao-continua-mostra-fgv