Sebrae no DF fecha 2022 com mais de 115 mil empreendedores atendidos

Sebrae no DF fecha 2022 com mais de 115 mil empreendedores atendidos

Este ano de 2022 foi essencial para recuperar a economia do país, que foi tão prejudicada pela pandemia. Inclusive, o setor produtivo volta a fortalecer-se graças a ação de vários agentes, entre eles o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Segundo dados do Sistema Sebrae, até novembro, no DF, foram feitos 115.793 atendimentos. Desses, 73.408 foram de pequenos negócios, como microempreendedores individuais, microempresários e empresas de pequeno porte.

Dessa forma, o Sebrae no DF aumentou em mais de 20% a produtividade das empresas que procuraram por auxílio. Isso foi reflexo do apoio aos pequenos negócios e do fomento ao desenvolvimento de microempreendedores individuais, micro e pequenas empresas, produtores rurais e daqueles que sonham em montar a própria empresa.

A proprietária da clínica de fisioterapia veterinária Afetto & Mundo à Parte, Ana Flávia, ressalta o apoio total que teve do Sebrae durante a pandemia.

“Com o Sebrae, consegui fazer consultorias sobre preço, venda, financeiro. Sem dúvidas, foi um auxílio fundamental, porque impactou meu trabalho, principalmente na divulgação dele”, afirma.

Localizada no Jardim Botânico, em Brasília (DF), a clínica foca em dar qualidade de vida aos pets ao proporcionar que eles voltem a andar.

Clínica veterinária Afetto/ReproduçãoMédica veterinária segurando dois cachorros

Médica veterinária Ana Flávia na clínica Afetto

Já Jony Rebouças, proprietário da Chaplin Barbeer Shop, também tem boas histórias junto ao Sebrae para contar. De acordo com ele, ao procurar o serviço para esclarecer dúvidas sobre empreendedorismo, eles foram extremamente solícitos. “Aprendi, por exemplo, sobre gestão de pessoas, a como administrar melhor o tempo, lado financeiro, entre outros.”

Na área central de Brasília, a barbearia oferece mais de 13 serviços, como barboterapia, selagem, progressiva, alisamento, sobrancelha, pezinho do cabelo, cone hindu, matização e luzes revessas.

Chaplin Barbeer Shop/ReproduçãoChaplin Barbeer Shop

O mestre barbeiro Jony Rebouças em atendimento, na Chaplin Barbeer Shop

O empresário ressalta, sobretudo, uma grande iniciativa do Sistema S: a implementação da Governança Ambiental, Social e Corporativa (ESG na sigla em inglês) dentro da área de Beleza.

A partir dele, setores como salão de beleza, esmalteria e barbearia buscam formas de reduzir os poluentes.

Inovação

Na área da inovação, o Sebrae no DF auxiliou mais de 16 mil negócios. “Aliás, o tema da inovação esteve presente em várias ações ao longo do ano, como os Inova Talks – palestras sobre 5G, metaverso e tecnologia -, que antecederam o evento ocorrido em outubro, o Sebrae Inova”, relembra o gerente de Marketing, Paulo Gusmão. O Sebrae Inova, inclusive, contou com mais de 11 mil participantes em dois dias de evento.

“A fórmula do Sebrae no DF para contribuir com a inovação passa por acesso a mercados, transformação digital dos pequenos negócios, melhoria das políticas públicas e apoio ao empreendedorismo feminino da capital.”

Paulo Gusmão, gerente de Marketing do Sebrae no DF

Com o apoio da instituição, autônomos passaram a ser microempreendedores individuais e, posteriormente, alguns se tornaram donos de microempresas e empresas de pequeno porte.

Educação

Outra área fundamental para os ótimos números do Sebrae no DF é a Educação. “A gente tem esperança de dias melhores para a nossa juventude. É só eles acreditarem nos sonhos, terem perseverança, continuarem lutando por aquilo que eles acreditam, e o Sebrae estará ao lado deles”, ressalta Valdir Oliveira, superintendente do Sebrae no DF.

Entre as iniciativas na área destaca-se o projeto Empreendedor do Futuro, que conecta alunos e professores de escolas públicas a temas importantes que despertam potenciais empreendedores. Outra é a Educação Empreendedora, em que 12.698 professores passaram por aperfeiçoamento e valorização profissional.

 

Papel fundamental

O papel do Sebrae no DF tem sido fundamental para que empreendedores consigam tirar ideias do papel ou para que avancem em projetos já existentes.

Disseminando ações de empreendedorismo e gestão empresarial pelas regiões do Distrito Federal, o Sebrae no DF oferece atendimento individual, consultorias, capacitações, e promove missões empresariais e eventos relevantes para o desenvolvimento de pequenos empresários.

Atua ainda diretamente nos setores de Agronegócio, Indústria, Comércio e Serviços por meio de projetos para os segmentos de moda, economia criativa, saúde e beleza, gastronomia, casa e construção e turismo.

Satisfação

De todas as empresas atendidas, 82% recomendam os trabalhos do Sebrae no DF. Isso mostra uma taxa alta de satisfação em relação a consultorias, análises, estratégias e resultados.

De acordo com Valdir Oliveira, essa presença estimula toda a rede empreendedora e a criação de empregos diretos e indiretos. “Este é nosso objetivo: levar inovação para pequenas empresas e auxiliar o empreendedorismo do nosso Distrito Federal”, afirma.

Fonte https://www.metropoles.com/conteudo-especial/sebrae-no-df-fecha-2022-com-mais-de-115-mil-empreendedores-atendidos