SEC investiga Coinbase e ações caem

SEC investiga Coinbase e ações caem

A Coinbase, uma das três maiores exchanges do mundo, continua enfrentando batalhas jurídicas enquanto mantém seu espaço no mercado. Segundo matéria da Bloomberg, publicada nesta segunda-feira (25), a empresa está sendo investigada pela SEC por listar títulos mobiliários.

A revelação acontece poucos dias após o ex-gerente de produtos da Coinbase ser preso por acusações de insider trading, mencionando que 9 dos 25 criptoativos eram securities.

De qualquer forma, a briga da Coinbase com a SEC é de longa data. No ano passado, a exchange também foi barrada ao tentar oferecer um programa de empréstimo aos seus clientes.

Coinbase envia petição à SEC

Citando novamente que a SEC precisa oferecer uma maior clareza regulatória, a Coinbase pede para que a agência governamental siga modelos já em prática em outros países, incluindo o Brasil.

“Nossa petição pede à SEC que desenvolva uma estrutura regulatória viável para títulos de ativos digitais guiada por procedimentos formais e um processo público de aviso e comentário,” escreve Faryar Shirzad, CPO da Coinbase. “Em vez de aplicação arbitrária ou orientação desenvolvida a portas fechadas.”

Segundo a exchange, as regras da SEC são obsoletas e não funcionam para o mercado de criptomoedas. Como consequência, os EUA estariam perdendo espaço neste novo mercado, que já possui 13 anos.

Tal petição foi enviada na última quinta-feira (21), após o ex-gerente de produtos da Coinbase ser preso e o documento apontar que alguns tokens negociados pelo acusado serem valores mobiliários.

SEC está investigando Coinbase

Devido a isso, muitos se questionaram sobre a menção de que a Coinbase estaria oferecendo títulos mobiliários a seus clientes e por quais motivos a SEC estaria deixando isso acontecer.

Segundo matéria da Bloomberg, publicada nesta segunda-feira (25), a SEC já estaria investigando isso há um bom tempo, antes mesmo da prisão do ex-gerente de produtos da empresa.

“Sendo a maior plataforma de negociação dos EUA, a Coinbase permite que americanos negociem mais de 150 tokens,” escreve a Bloomberg. “Caso esses produtos sejam considerados títulos mobiliários, a empresa poderá precisar se registrar como uma exchange na SEC.”

Por fim, o que se sabe é que a SEC considera que a Coinbase esteja oferecendo pelo menos nove títulos a seus clientes. Entretanto, este número pode ser bem maior, visto que estes dados não eram o foco principal da ação anterior.

Portanto, a Coinbase segue jogando xadrez com a SEC. Como consequência, o preço de suas ações, listadas na Nasdaq, voltaram a cair após uma breve recuperação e seguem 85% abaixo de seu preço de estreia.

Compre Bitcoin na Coinext

Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br.

Fonte:https://livecoins.com.br/sec-investiga-coinbase-e-acoes-caem/