Ship From Store: isso vale a pena para seu negócio?

Ship From Store: isso vale a pena para seu negócio?

O e-commerce já é parte da rotina de compras dos brasileiros. E isso abriu uma enorme oportunidades para pequenas e médias empresas se firmarem através do justamente do comércio online. Diante desse quadr, também surgiram diversas estratégias para garantir a rentabilidade das PMEs.

Levantamento recente da NielsenIQ mostrou que mais de 91% dos entrevistados devem realizar compras pela internet neste segundo semestre de 2022 — o que revela o novo hábito da população em consumir de forma online, tendência impulsionada pela pandemia.

 

E é aí que entra uma nova modalidade de vendas que visa integrar o físico e o virtual. Trata-se do Ship From Store (SFS), estratégia que utiliza o estoque da loja como centro de distribuição. Dessa forma, os produtos da loja são enviados para os clientes que compram em e-commerces, marketplaces e demais canais da empresa, como telefone e WhatsApp, ou então os próprios clientes buscam suas compras no local. 

Quer ajuda para colocar as contas em dia? Assine agora a newsletter e receba conteúdo gratuito e exclusivo no seu e-mail!

 

Ao se cadastrar o usuário está de acordo com as Políticas de Privacidade

As vantagens do SFS

O ganho na agilidade das entregas é certamente a maior vantagem da modalidade. Como os centros de distribuição geralmente estão localizados longe das cidades, os produtos comprados pelo consumidor de forma online demoram mais tempo para chegar e demandam maior custo de frete do setor logístico, já penalizado pela alta dos combustíveis. Com o SFS, no entanto, a entrega pode ocorrer em questão de horas ou o trabalhador pode pegar sua compra a caminho do trabalho, por exemplo.

Para Maurício Romiti, diretor financeiro da administradora Nassau Empreendimentos, ao transformar as lojas em pontos de distribuição, o Ship From Store acaba ampliando a rede logística, trazendo agilidade, reduzindo custos e melhorando o resultado das lojas. Nesse sentido, pequenos lojistas podem aplicar a modalidade ao negócio sem a necessidade de grandes centros de distribuição. 

“Trazendo para a realidade mais próxima, a grande maioria de compras de mercado feitas em aplicativos saem de lojas locais comuns”, exemplifica ele. “Mas é necessário que o controle de estoque seja efetivo, com vendedores treinados e integração dos estoques do site e do espaço físico. Deve ser feita uma reposição ágil do que é vendido e os itens comprados pela internet têm que estar sempre disponíveis na loja para entrega, assim como para devoluções e trocas.”

A rotatividade dos estoques muda com o SFS

A menor ociosidade dos funcionários, maior rotatividade do estoque e redução de perdas das vendas são outras vantagens de um sistema Ship From Store. Quem defende isso é Guilherme Juliani, CEO do grupo Grupo Move3, responsável por empresas como Flash Courier, gráfica JallCard, fintech M3Bank, a startup goX Crossborder e a empresa de entregas Rodoê. 

 

“Um consumidor que deseje comprar online um produto que está indisponível no centro de distribuição poderá adquirir o mesmo produto da loja sem precisar ir até ela, e a empresa não perderá a venda”, pontua. “A transformação das lojas físicas em hubs de distribuição virtual deve contar com o auxílio de tecnologias aplicadas à logística, como forma de aumentar a qualidade do serviço e a satisfação do cliente.”

Fonte:https://www.terra.com.br/economia/dinheiro-em-dia/ship-from-store-isso-vale-a-pena-para-seu-negocio,00503cf7a2a401c91b4a9514108ad14dou9ogfgm.html