Brasil passeia contra Porto Rico e vence mais uma no Mundial

Brasil passeia contra Porto Rico e vence mais uma no Mundial

Era o rival mais simples, é verdade. Mas, ainda assim, era preciso fazer o trabalho. Ao levar a partida contra Porto Rico a sério desde o início, o Brasil abriu o caminho para uma vitória tranquila no Mundial de vôlei. Nesta quinta-feira, a seleção acelerou e não teve trabalho para bater as rivais em Roterdã. Em 3 sets a 0, parciais 25/11, 25/13 e 25/15, em apenas 58 minutos de jogo, o time de José Roberto Guimarães emendou a terceira vitória seguida na competição.

O triunfo deixa o Brasil perto de uma vaga nas quartas de final. Com 17 pontos no grupo E, o Brasil sobre momentaneamente para a segunda posição - ainda pode ser ultrapassado nesta quinta pela China. No Mundial, os quatro primeiros avançam às quadras.

A seleção volta à quadra nesta sexta-feira. Às 15h15, no horário de Brasília, a equipe enfrenta a Holanda, com transmissão do sportv2 e cobertura em tempo real do ge. No sábado, o time encerra a segunda fase contra a Bélgica, às 12h.

Brasil festeja em vitória — Foto: Divulgação/FIVB

Brasil festeja em vitória — Foto: Divulgação/FIVB

 

Números do jogo

 

Maiores pontuadoras:
Carol (BRA): 14 pontos
Pri Daroit (BRA): 11 pontos

Pontos de ataque:
Brasil: 27 pontos
Porto Rico: 14 pontos

Pontos de saque:
Brasil: 8 pontos
Porto Rico: 1 pontos

Pontos de bloqueio:
Brasil: 11 pontos
Porto Rico: 4 pontos

Pontos em erros adversários:
Brasil: 17 pontos
Porto Rico: 14 pontos

 

1° set - Brasil dita o ritmo e esmaga Porto Rico

 

Macris se esticou toda para salvar uma bola fora de quadra, logo no segundo lance da partida. Ainda que Porto Rico não impusesse tantos perigos, o jogo era à vera. No início, as rivais até tentaram fazer frente. Não precisou de muito, porém, para que o Brasil abrisse. Com um ataque de Pri Daroit, o Brasil marcou 11/7. Foi a senha para que a seleção disparasse.

Em uma sequência de Macris no saque, com direito a um ace, o Brasil marcou 15/8. Porto Rico parou o jogo. Nada mudou. Macris marcou mais um no saque e ampliou logo na volta. Estava fácil – bem mais do que o previsto. Mas a seleção se manteve firme, sem subir no salto. O fim foi rápido. Em um erro de saque das rivais, 25/11 no placar.

 

25 x 11 - set 1: Porto Rico saca pra foca e Brasil leva o primeiro set

 

2° set - Reservas entram, mas Brasil mantém ritmo

 

Porto Rico até largou na frente, mas nada que causasse medo. O Brasil, assim como no primeiro set, logo acelerou. Carol, tão firme junto à rede, logo chegou a sete pontos de bloqueio no jogo. O saque também ia bem. No começo da parcial, já eram cinco aces na conta. Com facilidade, depois de ataque de Tainara, o Brasil abriu 12/3. Porto Rico, então, parou o jogo.

Nada mudou, porém. Zé Roberto, aos poucos, começou a mudar o time. Roberta foi à quadra em uma substituição simples, para ganhar ritmo. Pouco depois foi a vez de Rosamaria entrar no lugar de Gabi. O placar seguiu tão elástico quanto no primeiro. No ataque de Carol, 21/8. Ainda deu tempo de Lorenne e Nyeme entrarem em quadra antes do fim. No erro de ataque de Reyes, fim de set: 25/13.

 

25 x 13: Brasil fecha o 2º set em erro do Porto Rico, com ampla distância no placar

 

3° set - Brasil fecha a conta e garante vitória

 

Zé Roberto voltou à quadra com as titulares. Ainda faltava um set para fechar, e o técnico queria definir logo a vitória. Porto Rico até tentou dar mais trabalho, mas não tinha forças para fazer frente. Depois de um bloqueio de Lorena, o Brasil abriu 16/8.

Em um certo momento, o Brasil tinha quase o time reserva inteiro em quadra - apenas Pri Daroit seguiu. O jogo continuou tranquilo. No fim, a vitória chegou em um erro de ataque das rivais: 25/15.

 

25 x 15 - set: Brasil fecha o jogo em ponto com desafio

 

Jogos do Brasil na segunda fase:

 

Terça-feira - 04/10
12h15 - Itália 2 x 3 Brasil - 25/20, 22/25, 22/25, 25/21 e 17/15

Quinta-feira - 06/10
11h - Brasil 3 x 0 Porto Rico - 25/11, 25/13 e 25/15

Sexta-feira - 07/10
15h15 - Brasil x Holanda

Sábado - 08/10
12h - Brasil x Bélgica

 

Fonte: https://ge.globo.com/volei/noticia/2022/10/06/brasil-passeia-contra-porto-rico-e-vence-mais-uma-no-mundial.ghtml