Rio das Ostras amplia políticas de turismo, arte, esporte e lazer

Município deu um salto na movimentação dos setores com impacto direto na qualidade de vida da população e na economia local

Rio das Ostras amplia políticas de turismo, arte, esporte e lazer

Rio das Ostras sempre foi reconhecida por promover bons eventos artísticos-culturais e de esporte. Prova disso é o seu reconhecimento oficial como Capital fluminense do Jazz e do Blues devido ao grande festival que acontece anualmente na Cidade. Nos últimos quatro anos, a Administração Municipal restaurou pontos turísticos, fortaleceu a programação cultural local, trouxe novos eventos na alta e baixa temporada, ampliou os projetos esportivos e caminha na valorização do setor artístico.

Em 2019, a Prefeitura fechou parceria com o Sesc Rio e levou para a estação mais quente e badalada do ano uma ampla programação de quinta a domingo composta por oficinais de esportes, atendimentos de saúde e shows de artistas nacionais e locais. O Sesc Verão ainda promove atividades de lazer com massagens, contação de história e brinquedos radicais. O Sistema S se tornou um grande parceiro do Rio das Ostras Jazz & Blues Festival e trouxe o Festival de Inverno em julho, durante a baixa temporada.

 

Durante o verão, o esporte toma conta da orla de Costazul durante o Sesc Verão. — Foto: Ascomti/Jorge Ronald

Entre os eventos trazidos pela Administração Municipal estão o Festival de Cover, realizado na Semana Santa. Estes eventos impactam a economia local entre os setores gastronômicos, hoteleiros e demais integrantes do trade turístico.

 

A Administração Municipal lançou o Festival de Cover durante a Semana Santa oferecendo mais programação a moradores e turistas durante a baixa temporada. — Foto: Ascomti/Jorge Ronald

Durante todo o ano, o Soul da Casa tem levado centenas de pessoas ao Teatro Popular todas as quintas-feiras, com shows de artistas locais. A Fundação Rio das Ostras de Cultura abre as portas do equipamento cultural como uma política de ampliação de espaço de trabalho para o setor artístico e a formação de plateia. Além de fortalecer o mercado de trabalho para músicos e todo o setor que o movimenta como técnicos de som e iluminação, produtores culturais, fotógrafos, cinegrafistas, eletricistas, motoristas, entre outros.

 

O projeto Soul da Casa tem levado grande público ao Teatro Popular. — Foto: Ascomti/Jorge Ronald

Editais fomentaram diretamente diferentes setores da arte e da cultura como grafiteiros e escritores. Durante a pandemia, artistas e artesãos receberam auxílio emergencial municipal e fizeram apresentações on-line com recebimento de cachês.

 

ESPORTE

 

Quem gosta de esporte viu muitas melhorias e oportunidades. A Prefeitura ampliou os projetos, que oferecem quase 9 mil vagas para a população participar gratuitamente. Somente no paraesporte são 70 alunos matriculados com destaque para as aulas de zumba com cerca de 1500 participantes em cinco pontos de Rio das Ostras.

 

Cerca de 9 mil munícipes estão inscritos entre as mais de 40 escolinhas de esportes da Prefeitura. — Foto: Ascomti/Jorge Ronald

A academia ao ar livre está funcionando três vezes por semana. Aulas de skate, futebol, artes marciais acontecem a todo vapor. Em breve, a Prefeitura vai lançar o Bolsa Atleta para apoiar jovens que buscam se profissionalizar no esporte.

Quadras esportivas novas foram entregues e outras passaram por reformas. A praça da Baleia, um dos principais pontos turísticos de Rio das Ostras, foi revitalizada com a instalação de chuveiros, uma cabine da Guarda Municipal, jardinagem e manutenção da iluminação. Na Praia do Bosque, moradores e turistas ganharam um monumento em homenagem a Dorival Caymmi, renomado artista baiano que morou em Rio das Ostras.

 

A Prefeitura revitalizou a Praça da Baleia. — Foto: Ascomti – Allexandre Costa

“O crescimento de Rio das Ostras é uma realidade para todos. A cultura e o esporte tiram as pessoas da marginalidade e oferecem dignidade para nossos cidadãos. Temos um turismo voltado para a família durante todo o ano que fortalece os empresários da cidade. São um grande salto”, disse Marcelino Borba, prefeito de Rio das Ostras.

Fonte:Rio das Ostras amplia políticas de turismo, arte, esporte e lazer | Especial Publicitário - RIO DAS OSTRAS | G1 (globo.com)