Vacinação de 4ª dose da vacina contra Covid-19 em maiores de 30 anos começa nesta segunda na cidade de SP

Cerca de 514.689 pessoas da faixa etária entre 30 e 35 estão elegíveis na capital paulista para essa etapa da vacinação, diz a gestão municipal.

Vacinação de 4ª dose da vacina contra Covid-19 em maiores de 30 anos começa nesta segunda na cidade de SP

A vacinação da 2ª dose de reforço (ou quarta dose da vacina) em pessoas maiores de 30 anos na cidade de São Paulo começa nesta segunda-feira (25).

Estarão aptos a receber a vacina todos aqueles que receberam a primeira dose de reforço (terceira dose) há pelo menos quatro meses.

De acordo com a gestão municipal, cerca de 514.689 pessoas da faixa etária entre 30 e 35 estão elegíveis na capital paulista para essa etapa da vacinação.

 

 

A aplicação dessas vacinas será feita em todas as 470 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), além de três Centros de Saúde (CSs), 17 Serviços de Atenção Especializada (SAEs) e dois megapostos da cidade (veja aqui os endereços).

"As doses de reforço são essenciais para proporcionar o aumento da quantidade de anticorpos no organismo. Isso reduz a chance de um desfecho mais grave em caso de Covid-19", disse o secretário municipal da Saúde, Luiz Carlos Zamarco.

 

Crianças com comorbidades

 

Na última quarta-feira (20), a cidade de São Paulo iniciou também a vacinação contra Covid-19 de crianças de 3 e 4 anos com comorbidades, deficiência ou indígenas. Esse grupo deve começou a receber a 1ª dose da vacina após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar a imunização desta faixa etária, no início do mês.

Segundo o prefeito Ricardo Nunes (MDB), a capital não tem doses suficientes do imunizante Coronavac em estoque para aplicar em todas as crianças de 3 e 4 anos de idade do município. Por isso, apenas o grupo prioritário será vacinado neste primeiro momento.

Nos cálculos da gestão municipal, a capital tem cerca de 15 mil crianças com comorbidades e 313.826 crianças nessas idades.

 

Recomendação federal

 

A recomendação do Ministério da Saúde (MS) é que a imunização seja feita com as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, quatro meses após a aplicação do primeiro reforço.

Com a quarta dose, também podem ser vacinados os profissionais de saúde maiores de 18 anos, pessoas com alto grau de imunossupressão com mais de 18 anos (inclusive gestantes e puérperas) e adolescentes com imunossupressão com 12 a 17 anos de idade (inclusive gestantes e puérperas).

Pessoas com mais de 50 anos, com alto grau de imunossupressão, também estão aptos a receber a terceira dose adicional, ou quinta dose, desde que tenham recebido a segunda dose de reforço há pelo menos quatro meses.

Fonte:https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/07/25/vacinacao-de-4a-dose-da-vacina-contra-covid-19-em-maiores-de-30-anos-comeca-nesta-segunda-na-cidade-de-sp.ghtml