Covid longa: remédio em teste ajuda pacientes na recuperação da fadiga

Covid longa: remédio em teste ajuda pacientes na recuperação da fadiga

Covid longa é uma condição que afeta mais de cem milhões de pessoas em todo o mundo. Sem um tratamento específico aprovado, esses pacientes permanecem meses após a infecção do coronavírus com sequelas que envolvem a fadiga física e mental, falta de ar, dores musculares e confusão mental.

Um pequeno estudo feito pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, com um medicamento desenvolvido pela empresa Axcella Health, parece estar mais perto de ajudar essas pessoas. Os resultados preliminares foram divulgados nesta terça-feira (2/8).

Os testes clínicos analisaram os dados de 41 pacientes com a condição divididos em dois grupos: 21 deles receberam o medicamento, batizado de AXA1125, e os demais, um placebo durante um período de 28 dias.

Três pessoas do grupo medicado viram os indicadores de fadiga física voltarem à normalidade após os 28 dias de tratamento, de acordo com a empresa. Outros voluntários do grupo que recebeu o AXA1125 também disseram sentir melhoras físicas e mentais significativas, medidas em uma escala desenvolvida para avaliar a fadiga crônica.

O AXA1125 foi desenvolvido originalmente para o tratamento da esteatose hepática, o fígado gorduroso. No estudo, os pesquisadores esperavam que ele recuperasse a função das mitocôndrias – responsáveis pela produção de energia das células –, afetada durante a infecção do coronavírus. No entanto, eles ainda não conseguiram alcançar esse objetivo.

O medicamento se mostrou seguro e bem tolerado, com efeitos colaterais mínimos, segundo contou o consultor da Axcella, Jason Maley, à agência Reuters. Maley é responsável por administrar a Beth Israel Deaconess Medical Center, uma clínica voltada para o tratamento da Covid longa em Boston, nos Estados Unidos.

 

Fonte: https://www.metropoles.com/saude/covid-longa-remedio-em-teste-ajuda-pacientes-na-recuperacao-da-fadiga