Exigência surpreendente da Red Bull pode prejudicar transferência de Gasly para a Alpine

Exigência surpreendente da Red Bull pode prejudicar transferência de Gasly para a Alpine

A Alpine indicou que prefere contratar um “piloto mais experiente” para substituir Fernando Alonso, da Aston Martin, para sua formação de pilotos de Fórmula 1 de 2023.

Após o anúncio da mudança de Alonso para a Aston Martin no mês passado, a Alpine procurou imediatamente Pierre Gasly para fazer parceria com Esteban Ocon no próximo ano.

Apesar dos planos de promover o piloto reserva Oscar Piastri, a Alpine perdeu o australiano para a McLaren após uma disputa de contrato, o que fez com que a equipe tivesse que procurar outro piloto.

Pierre Gasly parecia certo para preencher a vaga, mas a Red Bull agora numa exigência de ‘última hora’, declarou através de Helmut Marko, que só permitirá que ele deixe a AlphaTauri se puder contratar o piloto da Indycar, Colton Herta, que não tem a superlicença.

E como Herta provavelmente não obterá a superlicença nesta temporada, as opções da Alpine para um piloto experiente parecem limitadas, o que pode fazer com que ela se volte para seu protegido Jack Doohan ou Nick de Vries, que impressionou em sua estreia pela Williams no GP da Itália do último fim de semana.

Falando sobre a situação da Alpine, o CEO Laurent Rossi afirmou que a equipe de Enstone precisaria de um piloto capaz de produzir resultados imediatamente, mas enfatizou que “não tem mais como apressar essa decisão.”

“Precisamos de um piloto que seja capaz de marcar muitos pontos imediatamente”, disse Rossi.

“Isso basicamente nos leva a um piloto mais experiente, mas ao mesmo tempo que seja capaz de crescer conosco. Então, esses são os critérios que usamos no momento.”

“Otmar (Szafnauer) está liderando o processo: vendo todos os pilotos e discutindo com eles, avaliando opções, avaliando-os aqui, potencialmente avaliando-os em testes. Então eu acho que vai ser um processo que vai durar um pouco.”

“Queremos tomar a decisão certa e agora não há pressa.”

O júnior da Alpine Doohan agora é apontado como candidato a uma potencial promoção para a F1 após uma sólida temporada de estreia na F2, com a pole position para a corrida do fim de semana passado em Monza não prejudicando suas chances.

Questionado se Doohan tem uma chance genuína de pilotar na F1 no próximo ano, Rossi disse: “Sim, absolutamente.”

“Jack certamente tem um bom senso de tempo, porque ele está se apresentando imensamente bem no momento.”

“Para ser honesto, já sabíamos que ele era muito rápido, a velocidade bruta que ele tem, mas ele ganhou muito em maturidade. Mostra na pista, mas também fora da pista. Quero dizer, as conversas que temos são muito impressionantes.”

Mas enquanto Rossi elogiou Doohan, ele preferiria que o australiano passasse um ano ou dois em outra equipe “onde você tem um pouco menos de pressão para entregar”.

Fonte https://www.autoracing.com.br/exigencia-surpreendente-da-red-bull-pode-prejudicar-transferencia-de-gasly-para-a-alpine/