OMS nomeia médico brasileiro como diretor regional das Américas

OMS nomeia médico brasileiro como diretor regional das Américas

O Conselho Executivo da Organização Mundial da Saúde (OMS) nomeou o médico epidemiologista brasileiro Jarbas Barbosa da Silva Jr. como diretor regional para as Américas a partir do dia 1° de fevereiro. A decisão foi oficializada na 152° reunião da Conselho Executivo da entidade, que acontece em Genebra, na Suíça, hoje (31/1).

 

Barbosa da Silva sucede Carissa F. Etienne, da República Dominicana, que lidera a organização desde 2012. Ele foi eleito Diretor da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), que também é o Escritório Regional da OMS para as Américas, em setembro de 2022, durante a 30° Conferência Sanitária Pan-Americana em Washington, nos Estados Unidos.

 

Jarbas Barbosa da Silva Jr. é formado em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco e se especializou em saúde pública e epidemiologia na Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. Ele possui ainda mestrado em ciências médicas e doutorado em saúde pública pela Universidade Estadual de Campinas, em São Paulo.

O médico integrou a equipe da Opas em 2007, como gerente de Área de Vigilância Sanitária e Gestão de Doenças. Em 2011, integrou o Ministério da Saúde e, de 2015 a 2018, foi diretor-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

 

No Twitter, Barbosa da Silva diz estar animado e orgulhoso em poder liderar a Organização Pan-Americana de Saúde.