100 vezes Arrascaeta: números por Flamengo e Cruzeiro consagram um dos grandes gringos no Brasil

Com 12 títulos desde 2015, uruguaio chega ao centésimo gol no país e está perto da marca em assistências: 97. Confira raio-x do meia que chegou ao futebol brasileiro em janeiro de 2015

100 vezes Arrascaeta: números por Flamengo e Cruzeiro consagram um dos grandes gringos no Brasil

A subjetividade do gosto pessoal até abre brechas para argumentos que indiquem a posição do uruguaio neste ranking. Os números, no entanto, tornam irrefutável o fato de que o camisa 14 do Flamengo está na prateleira de cima de uma lista que conta com gringos do nível de Dejan Petkovic, principal concorrente na preferência dos corações rubro-negros.

Arrascaeta soma 50 gols e 60 assistências pelo Flamengo — Foto: Pedro Martins / Foto FC

Arrascaeta soma 50 gols e 60 assistências pelo Flamengo — Foto: Pedro Martins / Foto FC

Ao abrir o placar para o Flamengo diante do Corinthians, pelas quartas de final da Libertadores, Arrascaeta "apenas" colocou em prática algo que é rotina em sua passagem por gramados brasileiros: o poder de decisão. Desde que foi contratado pelo Cruzeiro, em janeiro de 2015, são 197 participações diretas em gols, sendo 123 decisivas para o resultado da partida.

 

Arrascaeta no Brasil

 

 

  • 100 gols
  • 97 assistências
  • 197 participações diretas em gol
  • 123 decisivas *

 

* Aconteceram com o placar empatado ou o time perdendo por um gol

O critério utilizado pelo "Espião Estatístico" é simples: se a assistência ou o gol aconteceram quando o placar estava empatado ou o time estava perdendo por um gol de diferença, o lance é considerado decisivo. E é justamente nestes momentos que o meia uruguaio costuma aparecer.

Com o golaço em Itaquera, Arrascaeta chegou ao centésimo no Brasil e está perto de atingir a mesma marca em assistências, com 97 até o momento. Números de quem aprendeu a dar de ombros para a falta de propostas sedutoras da Europa e fez do Brasil seu eldorado.

 

Fonte: https://ge.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/2022/08/04/100-vezes-arrascaeta-numeros-por-flamengo-e-cruzeiro-consagram-um-dos-grandes-gringos-no-brasil.ghtml