Inteligência artificial mapeia 200 milhões de proteínas

Estudo é feito pela DeepMind, da Alphabet, empresa que controla o Google. O mapeamento das estruturas das proteínas representa um avanço para a biologia e deverá ajudar cientistas na análise, estudo e combate a diversas doenças.

Inteligência artificial mapeia 200 milhões de proteínas

A inteligência artificial AlphaFold, criada pela empresa inglesa DeepMind, conseguiu analisar e catalogar mais de 200 milhões de proteínas – segundo cientistas, são quase todas as que existem.

O trabalho, feito em pouco mais de um ano, permite a visualização da estrutura de um número inédito de proteínas, algo que a ciência tentava há quase meio século.

A descoberta das estruturas das proteínas representa um avanço importante para a biologia e deverá ajudar cientistas na análise, estudo e compreensão de diversas doenças.

Segundo a própria DeepMind, desde o início do estudo, os dados coletados pela AlphaFold já foram utilizados em diversos experimentos científicos como, por exemplo, o combate a bactérias resistentes a antibióticos.

O resultado do estudo foi revelado pela DeepMind, que também anunciou a ampliação do acesso gratuito ao banco de dados das estruturas das proteínas .

A DeepMind – braço de inteligência artificial da Alphabet, empresa que controla o Google – desenvolveu a inteligência artificial em parceria com o Instituto Europeu de Bioinformática do Laboratório Europeu de Biologia Molecular.

 

Fonte: https://g1.globo.com/inovacao/noticia/2022/08/01/inteligencia-artificial-mapeia-200-milhoes-de-proteinas.ghtml